Para ajudar o eleitor a escolher o próximo governador de São Paulo, o Mobilidade Sampa traz uma série especial mostrando as propostas de cada candidato ao Palácio dos Bandeirantes nas áreas de mobilidade e transportes.
Conheça as propostas de governo do candidato à reeleição ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).
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Em seu plano de governo, Rodrigo Garcia elenca diversas obras de ampliação da rede metroferroviária (Metrô e CPTM), linhas do Trem Intercidades, novos VLT’s, investimento em hidrovias, rodovias e o plano cicloviário.
“O Governo de São Paulo investiu, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, quase R$ 10 bilhões em expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Até dezembro de 2022 a expectativa é que o investimento chegue a 15 bilhões, considerando o ritmo acelerado das obras”, diz trecho do plano de governo do Rodrigo Garcia.
Confira abaixo as propostas de Rodrigo Garcia para as áreas de mobilidade e transportes:
- Conclusão das obras em andamento das Linha 6-Laranja de metrô, entregar a Linha 17-Ouro no trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, entregar as obras da Linha 15-Prata do monotrilho;
- Viabilizar os projetos, licenças, contratações e iniciar as obras do Trem Intercidades, as intervenções das linhas 5, 13, 14, 16, 19, 20, 22, do trem entre a capital e Sorocaba, além da expansão dos corredores e demais melhorias.
Propostas detalhadas na área de transportes
Trem Intercidades
- Trem Intercidades Eixo Norte: Por meio de PPP, trem que vai ligar o Centro de São Paulo à região de Campinas. O serviço expresso deverá ter tempo de viagem de uma hora entre São Paulo e Campinas. O empreendimento também contempla a criação do serviço parador “Trem Intermetropolitano – TIM” entre Francisco Morato e Campinas, passando por Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, e investimentos para a melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7-Rubi da CPTM, entre a Barra Funda e Francisco Morato.
- Trem São Paulo – Sorocaba: Com a concessão das linhas 8 e 9, viabilizar projeto executivo e início das obras para realizar a ligação até Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e Mairinque.
Metrô de São Paulo
- Expansão da Linha 2-Verde: Entre a Vila Prudente e a Penha – Dutra (Guarulhos), passando pela Vila Formosa, Vila Carrão e Aricanduva;
- Expansão da Linha 4-Amarela: Da Vila Sônia, passando por Dumont Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra;
- Linha 5-Lilás: do Capão Redondo até o Jardim Ângela, passando por Comendador Sant’Anna;
- Linha 15-Prata: do Ipiranga/Vila Prudente até a Jacu-Pêssego. Quando finalizada, reduzirá em até 40 minutos o tempo de viagem entre São Mateus e a região central da capital;
- Linha 16-Violeta: Com a ligação da estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela até a Cidade Tiradentes;
- Linha 17-Ouro: Expansão do Aeroporto de Congonhas/Washington Luís até o Morumbi, interligando as linhas 4-Amarela; 5-Lilás e 9-Esmeralda. Na outra ponta, ampliação do Aeroporto de Congonhas até o Jabaquara;
- Linha 19-Celeste: linha que interliga o Centro de São Paulo a Guarulhos, passando pela Vila Maria, Jardim Japão, Jardim Brasil e Jardim Julieta – na Zona Norte de São Paulo;
- Linha 20-Rosa: linha que interliga a Zona Oeste de São Paulo (Lapa) ao ABC;
- Linha 22-Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da capital (Sumaré) à Cotia, passando por Osasco;
- Melhoria da Experiência do Passageiro nas linhas 1, 2 e 3: Com a implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição de novos trens e modernização da sinalização para maior regularidade.
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- Concluir as obras de expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha;
- Extensão da Linha 13-Jade: Até Bonsucesso, com quatro novas estações para atender a porção leste de Guarulhos, conectando-se com outras linhas da CPTM e Metrô;
- Linha 14-Ônix: 39 km e 22 estações, para atender os municípios de Guarulhos, São Paulo e o ABC;
- Novas estações da CPTM: Lajeado (Linha 11-Coral); União de Vila Nova (Linha 12-Safira); Pari (Linha 11-Coral); Bom Retiro (Linha 11-Coral) e Ipiranga (Linha 10-Turquesa);
- Obras de acessibilidade nas Linhas 10 e 12: Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10); Estação Mauá (Linha 10); Estação Juventus-Mooca (Linha 10); Estação Ipiranga (Linha 10); Estação Itaquaquecetuba (Linha 12) e Estação Aracaré (Linha 12);
- Melhoria da Experiência do Passageiro nas linhas 10, 11 e 12: Implantação de novos sistemas de energia e modernização da sinalização para maior regularidade; reforma da Subestação – Memorial da América Latina (Linha 10); nova Subestação – Ribeirão Pires (Linha 10); implantação da linha de distribuição aérea (Linha 10); nova Subestação de Santo André (Linha 10); implantação do Sistema CBTC (Linhas 10 e L11) e implantação do Sistema ATO (Linha 12).
EMTU – Ônibus, BRT e VLT
- Novo BRT do ABC: A linha terá 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulados, com 23 metros;
- 2ª e 3ª Fase do VLT da Baixada Santista: Concluir o VLT entre Conselheiro Nébias e Valongo em Santos e implantar a 3ª Fase, com a modernização e ampliação da ponte dos Barreiros;
- Conclusão dos corredores Itapevi e Guarulhos: Finalizar o Corredor Itapevi-São Paulo concluindo os trechos entre Carapicuíba e a divisa entre Osasco e São Paulo (entre Terminais Luiz Bortolosso e Vila Yara); adequar os projetos do corredor Guarulhos concluindo os trechos Vila Galvão-Tucuruvi e central;
- Novos corredores: Alto Tietê – corredor no município de Arujá e entre Arujá e Itaquaquecetuba;
- Ampliação do Ligado: Sistema de vans acessíveis para atendimento de pessoas com deficiência, ampliando o serviço com a Secretaria de Estado da Educação e desenvolvendo nova parceria para a prestação do serviço com a Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente possui contrato com a Secretaria da Educação para transportar crianças com deficiência;
- Novas concessões nas Regiões Metropolitanas de Sorocaba e Vale do Paraíba: Concluir o processo de concessão dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros;
Mobilidade e Rodovias
Rodovias
- Linha Verde: Implantação de ligação rodoferroviária, um novo acesso ao litoral paulista, partindo do trecho sul do Rodoanel até a Piaçaguera-Guarujá; início no Rodoanel Sul, Intersecção com a SP-031. O traçado dos trilhos acompanha paralelamente a rodovia por todo seu percurso, com energia limpa e baixo consumo; intersecção com a rodovia BR-101; área de descanso, refúgio, escape e pesagem em movimento dos caminhões;
- Desenvolvimento Rodoviário e eliminação de gargalos: Extensão de estradas, rodovias, duplicações, terceiras faixas e contornos municipais, com vistas à melhoria da logística e segurança viária. Entre os projetos estão obras como os prolongamentos da rodovia Castelo Branco (SP-280) até a rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333) (Echaporã) e da rodovia Edgard Máximo Zambotto (SP-354), rodovia dos Bandeirantes (SP-348 km 39+820) até a rodovia Castelo Branco (SP-280 km 32+000) e a criação do macroanel de Ribeirão Preto e do contorno de Presidente Prudente. Entre as duplicações, citamos a das rodovias Oswaldo Cruz (SP-125), em Taubaté; da Rio-Santos (SP-055), passando por Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, e da rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), passando por São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Suzano.
- Recuperação de vicinais: Ampliação do programa, com beneficiamento de mais 600 vicinais em 400 municípios;
- Segurança viária: Ampliação dos investimentos em segurança e educação no trânsito, e incentivo à participação das universidades, entidades empresariais, associações de classe e sociedade civil.
Plano Cicloviário
- Fomentar, por meio da Secretaria de Turismo, a inclusão das Rotas Turísticas no Plano Cicloviário;
- Garantir que os futuros editais de concessão de estradas contemplem a implantação de ciclovias.
Hidrovia Tietê-Paraná
- Implantar comboios de nove mil toneladas, aumentando em 50% sua eficiência;
- Ampliar os canais de navegação e conferir maior agilidade ao transporte de cargas, com o derrocamento do Canal a jusante da eclusa de Nova Avanhandava, proteção dos pilares da ponte da rodovia SP-333 e o atracadouro de espera da eclusa de Bariri;
- Realizar os projetos do canal de navegação sob a ponte da rodovia SP-425, canal de navegação de Botucatu e de Conchas.
Aeroportos
- Garantir maior oferta de voos regionais no Estado;
- Promover o Programa “stop-over”, no qual os passageiros com escala em São Paulo poderão optar por permanecer ao menos 1 dia em alguma cidade paulista, sem custo adicional no valor da passagem.
Ferrovias
- Promover e ampliar a conexão e integração com todos os modais logísticos;
- Nova Ferrovia Planalto – Baixada Linha Verde;
- Nova Ferrovia Macrometrópole Paulista, com Vetor Ferroviário Oeste (Sorocaba-São Paulo) e Vetor Ferroviário Leste (Vale do Paraíba-São Paulo);
- Melhorias nas Ferrovias existentes, em especial na reativação do transporte, movimentação de carga e passageiros (Ferrovia Litorânea no Vale do Ribeira; Apiaí-Sorocaba; Pontal-Ourinhos; Panorama-Marília; Malha Oeste-Mairinque; Colômbia-Barretos; Ferrovia Bragantina);
- Ferrovias e Turismo: implantação de “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul, levando a ferrovia até o Aeroporto de Viracopos;
- Fomentar a implantação de VLTs nas Regiões Metropolitanas: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Piracicaba
Plano de governo do candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB)
O Plano de governo do candidato à reeleição Rodrigo Garcia completo, com todas as áreas (Saúde, Educação, Habitação, Segurança, etc…) pode ser visto aqui!
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