Fernando Haddad: Conheça suas propostas nas áreas de mobilidade e transportes

Foto: Reprodução/Rádio Jovem Pan

O Mobilidade Sampa segue com a sua série especial que mostra as propostas dos candidatos ao Governo de São Paulo nas áreas de mobilidade e transportes nestas eleições.

Conheça as propostas de governo do candidato do Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad.

Entre as suas propostas, Haddad propõe a criação do Bilhete Único Metropolitano, que vai integrar os transportes municipais e intermunicipais, unificando as tarifas, possibilitando a redução de custos.

Confira abaixo as propostas de Fernando Haddad para as áreas de mobilidade e transportes:

“A mobilidade urbana será uma prioridade, com forte investimento no transporte
coletivo e ampliação da rede do metrô e CPTM. Haddad proporá, em parceria com os
municípios, o Bilhete Único Metropolitano, integrando os sistemas tarifários municipais e
intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas”
, diz trecho do plano de governo do candidato Fernando Haddad.

  • Promover uma governança interfederativa na mobilidade urbana, através da criação, pactuada com os municípios, de uma autoridade metropolitana de transporte em todas as Regiões Metropolitanas, subordinada ao planejamento e desenvolvimento urbano, unificando a gestão dos sistemas municipais e intermunicipais;
  • Revogar a extinção da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e torná-la uma agência de regulação dos transportes metropolitanos, inclusive da fiscalização dos contratos de concessão;
  • Criar uma governança regional de transporte, garantindo o atendimento às cidades médias e pequenas;
  • Requalificar o corpo técnico do Metrô, CPTM e EMTU, assim como os técnicos dos municípios, garantindo o conhecimento e capacidade estatal em planejar, gerir e operar os sistemas de mobilidade;
  • Garantia de participação e controle social nos sistemas de mobilidade, no âmbito do Conselho das Cidades.

Trem Intercidades

  • Fomentar a criação de uma rede ferroviária intermunicipal de passageiros, integrando as cidades da Macrometrópole Paulista, iniciando a implantação do trem Campinas – São Paulo e retomando os estudos para a implantação das ligações entre São Paulo, Santos, Sorocaba e São José dos Campos.

Metrô de São Paulo e CPTM

  • Expandir o metrô, modernizar e ampliar as linhas da CPTM, priorizando as áreas periféricas, as ligações perimetrais (interbairros), as conexões com os aeroportos, as obras em andamento e com estudos já realizados: Linha 6-Laranja e a expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos; Linha 13-Jade para os bairros de Pimentas e Bonsucesso; Linha 4-Amarela para Taboão de Serra; Linha 5-Lilás para o Jardim Ângela; Linha 15-Prata para Cidade Tiradentes; Linha 17-Ouro para Jabaquara e Paraisópolis; Linha 2-Verde até a Lapa; dar início às obras da Linha 20-Rosa para o ABC; dar continuidade aos estudos e projetos para a implantação de novas linhas;
  • Qualificar as estações do Metrô e CPTM e terminais de ônibus, garantindo acessibilidade, banheiros públicos, conforto e informação, assim como implantar novas estações como elementos de inserção urbana, de criação de novas centralidades, com equipamentos de cultura e lazer.

Ônibus e VLT’s

  • Priorizar o transporte coletivo nas vias públicas, criando faixas livres para os ônibus em trechos de grande circulação nas rodovias estaduais localizados nas regiões metropolitanas e apoiando, induzindo e viabilizando recursos para os municípios implantarem BRTs, VLT, corredores ou faixas exclusivas de ônibus nas principais vias arteriais e de conexão entre municípios conurbados;
  • Apoiar os municípios médios e pequenos a manterem sistemas organizados de transporte coletivo, respeitando as especificidades locais, e a implantarem e recuperarem as estradas vicinais.

Tarifas

  • Criação, em parceria com os municípios, do Bilhete Único Metropolitano, integrando os sistemas tarifários municipais e intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, com um único meio de pagamento (ou diferentes, mas interoperáveis);
  • Revisão do funcionamento do Sistema Top, concedido à empresa privada, sem licitação pública;
  • Implementar, em conjunto com o governo federal e municípios, novas fontes de recursos para superar o atual modelo de financiamento baseado exclusivamente no pagamento de tarifa pelo usuário, de modo a baratear a tarifa e viabilizar as gratuidades, como o Vale Transporte Social e o Passe Livre para estudantes e idosos;
  • Revisão do funcionamento do Sistema Top, concedido à empresa privada, sem licitação pública;
  • Restabelecer o Passe Livre do idoso a partir de 60 anos e criar o bilhete único mensal no transporte coletivo estadual;
  • Criar um fundo estadual para viabilizar o subsídio e o investimento na expansão e melhoria do transporte coletivo, com recursos advindos de fontes diversas, como uma porcentagem dos pedágios das rodovias estaduais;
  • Liderar, em conjunto com estados e municípios, ação política para obter junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional, a criação de uma nova fonte de recursos para a mobilidade urbana.

Trânsito, Rodovias e Segurança Viária

  • Criação de um programa de segurança viária, articulando as políticas estaduais e municipais de trânsito com foco na redução drástica do número de acidentes, feridos e mortes no trânsito, com prioridade para os motociclistas, ciclistas e pedestres;
  • Nos trechos das rodovias e estradas que cruzam as zonas urbanas, implantar redutores de velocidade e garantir segurança e prioridade para os pedestres. Estimular os municípios a adotarem medidas de moderação de tráfego (trânsito calmo) nas vias urbanas;
  • Promover campanhas de educação para a cidadania e segurança no trânsito;
  • Descarbonizar a mobilidade urbana, promovendo a transição para a eletrificação dos modais sob a gestão do estado, priorizando os veículos elétricos nas compras ou locações de veículos para uso público;
  • Apoiar técnica e financeiramente os municípios a promoverem a utilização de energia limpa nas frotas de transportes coletivos sob gestão local;
  • Fiscalizar e controlar a emissão de poluentes da frota de automóveis, motos, ônibus e caminhões da frota em circulação;
  • Induzir a utilização de energia limpa no transporte de cargas, principalmente nos grandes centros urbanos;
  • Ampliar, melhorar e conservar a malha de rodovias do estado, incluindo as estradas vicinais;
  • Executar a obra do Rodoanel Norte;
  • Finalizar a obra do Contorno Sul da Tamoios, fundamental para a logística do Porto de São Sebastião, permitindo o acesso direto da rodovia ao porto, melhorando a eficiência da atividade portuária e a qualidade de vida da população de São Sebastião e Ilhabela;
  • Investir na pavimentação, manutenção e melhoria das vicinais, com projeto integrado de obras públicas, PPPs e concessões, em parceria com os municípios, enquanto sistema que associe a qualidade das rodovias estaduais via subsídio cruzado efacilite o escoamento de produção agrícola e industrial;
  • Adotar medidas que possibilitem a redução das tarifas de pedágio;
  • Estabelecer um processo participativo, liderado pelo Governo do Estado, envolvendo prefeituras e Autoridade Portuária, para definir a melhor opção de obra para a ligação seca Santos-Guarujá, com base em estudos aprofundados sobre estruturas de custos e benefícios de cada projeto, levando em conta eficiência, custos de construção e manutenção, fatores ambientais, fatores administrativos, prazos de construção, manutenção e durabilidade.

Projeto cicloviário

  • Atualizar e implementar o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo (Lei 10.095/98);
  • Integrar o sistema estadual de transporte coletivo de média e alta capacidade com a
    rede cicloviária, implantando bicicletários, gratuitos, seguros e acessíveis nas estações
    de trem e metrô e nos terminais de ônibus e garantindo o transporte de bicicletas fora
    dos horários de pico;
  • Implantar, sempre que possível, infraestrutura para a mobilidade ativa nas rodovias,
    como na rodovia Rio-Santos, no Litoral Norte, e estudar o aditamento das concessões
    de rodovias existentes, com o mesmo objetivo. Implantar ciclovias junto aos BRTs sob
    responsabilidade do Estado;
  • Regulamentar, padronizar e garantir o transporte de bicicletas nos ônibus
    intermunicipais. Implantar e estruturar as rotas ciclo turísticas;
  • Apoiar e articular investimentos para os municípios ampliarem a infraestrutura
    cicloviária, calçadas, passarelas e travessias adequadas, com prioridade na articulação
    dos municípios com áreas conurbadas.

Plano de governo do candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT)

O Plano de governo do candidato Fernando Haddad completo, com todas as áreas (Saúde, Educação, Habitação, Segurança, etc…) pode ser visto aqui!

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