A partir de sábado, dia 03 de setembro de 2022, os passageiros que utilizam a estação da Luz devem ficar atentos a mudanças que vão ocorrer nos acessos e passagens à estação em razão do início das obras para construção do túnel de transferência para a Linha 4-Amarela de metrô. Com cerca de 250 mil passageiros por dia útil, a estação da Luz é uma importante parada com conexão às linhas 7-Rubi e 11-Coral e o Serviço Expresso Aeroporto, da CPTM, além das linhas 1-Azul (Metrô) e 4-Amarela (ViaQuatro).
O novo túnel é fundamental para melhorar o fluxo de passageiros, especialmente em horários de pico, pois deve desafogar a parte inferior da estação na ligação com as linhas 1-Azul e 4-Amarela. Com investimento de R$ 59,9 milhões (data base/2021), a conclusão da obra está estimada em 36 meses.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Com início no entroncamento entre o saguão 2 da estação da Luz e o acesso atual na Rua Cásper Líbero, o novo túnel terá 125 metros e demanda prevista de circulação de 100 mil pessoas, que hoje já usam a estação para conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô. Esse fluxo será ajustado gradativamente com a utilização do túnel, cujo projeto básico está dimensionado para atender essa demanda. “Essa obra é um importante passo dentro do plano de aprimorar a integração entre modais e garantir segurança e conforto nos deslocamentos de milhares de pessoas que utilizam todos os dias as linhas de trens e metrôs da cidade”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.
Integram o projeto construtivo um novo acesso à CPTM na Rua Cásper Líbero, ao lado da entrada da Linha 4-Amarela, implantação de dois elevadores no acesso e mezanino, instalação de duas novas escadas rolantes, e a construção de duas novas escadas fixas na plataforma Central. O projeto também prevê a readequação dos sanitários existentes no mezanino do corredor principal e a construção de mais dois sanitários acessíveis.
Mudanças na operação
Para a implantação do novo túnel, será interditado totalmente o acesso da Rua Cásper Líbero, incluindo a bilheteria existente no saguão do local.
Também serão interditadas as três passagens (portões) da Passarela Central na Rua Mauá. Permanecem abertas outras três passagens na Rua Mauá, portanto, a entrada e a saída das pessoas serão feitas por esses portões laterais. Para facilitar o acesso ao passageiro, a primeira passagem (próxima à Avenida Tiradentes) possui rampa de acesso e está sendo construída outra rampa na última passagem, que dará acesso à Rua Cásper Líbero. A orientação é o passageiro utilizar como alternativa o acesso do Metrô à estação na própria Rua Cásper Líbero.
As interdições permanecerão até a conclusão da obra, prevista para 2024 com a reabertura das passagens e a abertura do novo acesso. Essas duas ruas também vão ter desvio de tráfego nas vias, com apoio dos órgãos de trânsito para rotas alternativas aos veículos e pedestres que circulam na região.
Além disso, para dar maior fluidez aos passageiros que utilizam a saída da Praça da Luz, acesso com maior movimentação, serão instalados três bloqueios a mais para atender melhor os horários de pico.
Para ajudar os passageiros nos deslocamentos no local no período de obras, haverá comunicação visual informativa e direcional, avisos sonoros na estação e as equipes de atendimento estarão à disposição para esclarecer dúvidas.
Os passageiros também podem entrar em contato com os canais de atendimento Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.