A BYD Skyrail SP começou a operar em julho os veículos – 100% elétricos – para verificação das dimensões dos monotrilhos Skyrail SP e da via já construída da Linha 17-Ouro do Metrô. Essa linha vai fazer a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Trata-se de uma etapa muito importante para o projeto.
Esses veículos, mais conhecidos como “carrinhos gabarito” , foram construídos para a via da Linha 17-Ouro em uma fábrica na cidade de Salto, no interior de São Paulo e farão medições em toda extensão da linha.
“O carrinho gabarito identifica possíveis divergências na via. É um instrumento muito importante para trazer mais segurança para a operação do monotrilho. A equipe de engenharia da Skyrail faz todo o acompanhamento para enviar as informações ao Metrô de São Paulo”, afirma Alexandre Barbosa, diretor de Projetos da BYD Brasil. As dimensões principais que serão mensuradas nesse procedimento são a distância do perfil do gabarito para a passarela de emergência, e a distância do perfil do gabarito e as plataformas das estações.
O carrinho está na via desde o dia 14 de julho e deve operar até o fim de agosto, se as condições climáticas continuarem favoráveis. “Toda obra de mobilidade bem estruturada utiliza essa tecnologia do carrinho gabarito. O carrinho serve para identificar e mitigar as atividades de adequações exatas antes da chegada do modal. O nosso diferencial é que o carrinho é elétrico, enquanto que a maioria é movida à combustão. É mais uma característica de sustentabilidade do nosso projeto e da nossa empresa”, informa Alexandre.
Novo monotrilho da Linha 17
Os trens do monotrilho da Linha 17-Ouro estão sendo construídos na fábrica da BYD em Guang’na, na China. Trata-se de um veículo sustentável, sem emissão de poluentes. Ao todo, são 14 trens, que são formados por cinco carros cada.
Os veículos contam com tecnologia de ponta, design moderno, funcionamento totalmente automático, sem necessidade de operador. Cada composição do novo monotrilho terá ao todo 60,8 metros de comprimento por 3,25 metros de largura.
Os trens da BYD Skyrail operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. Em seu interior, o trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas com condições confortáveis.
O Skyrail SP é equipado com uma bateria de tração, que funciona como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia.
Os sistemas de segurança contam com câmeras, intercomunicadores, sistema de detecção de incêndio e janelas basculantes, atendendo as normas de segurança. Os passageiros poderão ser informados com antecedência sobre a localização do trem, a lotação de cada carro, o que permitirá que possam escolher a posição de espera correta. Além disso, o sistema permite ajustar o intervalo de funcionamento do trem em tempo real, otimizando o tempo de parada do trem. Também haverá um mapa dinâmico da Linha 17-Ouro.
O monotrilho Skyrail SP é equipado com:
- Diversas câmeras;
- Sistema de combate a incêndios por névoa de água e extintor de pó seco. Cada carro está equipado com detectores de fumaça e dispositivos de aspersores de névoa de água;
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus. As rodas de cargas, rodas guias e rodas estabilizadoras são equipadas com sensores de pressão dos pneus para monitorar a pressão dos pneus em tempo real;
- Sistema de absorção de energia de impacto com dispositivo anti-encavalamento;
- Dispositivo de detecção de obstáculos na viga guia.