No domingo passado (21 de agosto) aconteceu o torneio de ciclismo de 2022 com a última prova de circuito.
Esta foi a 44ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo. Após três dias de competição, a seleção baiana mostrou sua força e liderou com o total de 489 pontos garantindo sua segunda vitória na história do torneio (a primeira vitória aconteceu em 2015).
A seleção paraense se encontrou na segunda colocação com seus 421 pontos, seguida pela seleção de Piauí que atingiu 366 pontos.
Gosta de assistir a várias competições esportivas? Então, faça-o apostando aqui conosco em seus eventos esportivos preferidos!
A competição deste ano registrou um recorde de inscritos, excedendo o número de 450 atletas. O percurso foi montado na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, no entorno da Arena Pernambuco.
O paraense Samuel Barroso foi o grande campeão da prova de circuito na Elite após vencer a chegada no sprint final.
Renato Evangelista, da seleção baiana, e Kaik Gonçalves, da seleção amapaense, terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Karine Frota subiu ao pódio mais alto na categoria Elite. A piauiense venceu escapada e mostrou muita qualidade técnica para manter a regularidade e superar as adversárias conquistando mais uma medalha de ouro.
Karina Rodrigues, também da seleção piauiense, terminou segunda a 45seg, enquanto Brenda Vitoria atingiu o terceiro lugar, com o mesmo tempo.
Vitória Simões recebeu a medalha de ouro, seguida pela paraense Vanessa Lima com a prata, e Maria Clara, também de Pernambuco, atingiu o bronze do terceiro lugar.
Considerada como a maior competição da região Norte e Nordeste, a Copa é realizada com o fim do desenvolvimento do esporte e a descentralização do ciclismo de estrada nacional através de todos os estados envolvidos.
O torneio envolve atletas desde as categorias de base, incluindo as categorias Juvenil e Júnior, Infantojuvenil, de 12 a 18 anos, até os mais experientes, tais como as categorias Master.
Durante 44 anos de existência, sua maior herança foram os legados deixados nas cidades de sede por onde o torneio passou.
Graças a Copa, famosos nomes do ciclismo surgiram no Brasil. Hoje a competição é uma das principais referências da modalidade nas duas regiões.
As organizações responsáveis para realização da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada 2022 foram a Federação Pernambucana de Ciclismo (FPC), a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) contando com apoio da Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Esporte e Cultura, e Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco.