24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

ViaMobilidade utiliza robô para aprimorar o monitoramento das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda 

Com o objetivo de garantir uma viagem mais segura e eficiente aos passageiros das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade passou a utilizar um robô na inspeção das vias permanentes. Com a iniciativa, as ações de manutenção das linhas, realizadas com frequência, estão mais direcionadas e precisas, o que contribui para uma operação mais eficiente e segura.

O robô, sob a responsabilidade da empresa RailBotic, fará a inspeção trimestral da geometria de via permanente de ambas as linhas por dois anos. Com a nova tecnologia, estão sendo monitorados solo, lastro (britas), trilhos e seus equipamentos – elementos que compõem as superfícies que permitem que os trens circulem. A geometria de via leva em consideração diversos fatores, como o espaçamento entre os trilhos (bitola), raio de curva, elevação da via e nivelamento, entre outros.

O trabalho automatizado conta com apoio de um veículo para ser rebocado. O robô faz o mapeamento das vias por meio de diversos sensores. Os dados coletados vão para um banco de dados, que armazena as condições da via permanente. As informações passam por análises qualitativas e quantitativas, que podem ser utilizadas na tomada de decisões por parte das equipes de manutenção.

“Essas informações irão tornar mais assertivas as ações já implementadas pela ViaMobilidade para garantir segurança operacional e viabilizar melhorias, pois mapeiam os pontos que necessitam de atenção”, diz Fernando Nunes, diretor da concessionária. “O uso de ferramentas de detecção de alta precisão, alinhada a programas de gerenciamento e análise, impacta na qualidade do serviço oferecido e na forma como são utilizados os recursos financeiros da concessionária”, completa.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS