Travessia Bertioga Guarujá para veículos leves será liberada nesta sexta, dia 22

Carros e motos poderão utilizar a balsa a partir das 15h; serviço funciona desde a última quarta-feira para pedestres e ciclistas

30
Travessias Dersa
Foto: Divulgação/Dersa

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes, através do Departamento Hidroviário (DH), vai liberar o acesso à travessia Bertioga Guarujá para veículos leves a partir das 15h desta sexta-feira (22/7). O serviço já havia sido retomado para ciclistas e pedestres na última quarta-feira (20/7).

“Cumprimos todos os trâmites legais para a realização desta obra emergencial. Vencidas essas etapas, entregamos o novo flutuante reformado e reforçamos toda a estrutura da ponte para poder retomar os serviços com segurança à população”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Entre os veículos leves autorizados a circular, estão carros, caminhonetes sem reboque, motos, motonetas, ciclomotores e carrinhos de sorvete e similares. O acesso será dado pela faixa da esquerda da travessia.

Agora, o DH realizará testes de carga para avaliar a possibilidade de embarque e desembarque de veículos pesados – ainda não há prazo para a conclusão dessa análise.

A travessia foi interrompida no dia 12 de junho depois que a força da maré contribuiu para soltar os cabos do flutuante e afundar a ponte de 70 toneladas, do conjunto no lado do Guarujá. Logo que a ponte imergiu, mergulhadores e engenheiros do DH fizeram vistoria em toda e estrutura da travessia.

Além da recuperação da ponte, o DH investiu R$ 3,8 milhões na reforma do novo flutuante, instalado do lado do Guarujá, garantindo mais conforto e segurança à população. “Investimentos em todas as melhorias necessárias para a retomada do sistema. Além dos investimentos já citados, também colocamos um piso emborrachado na ponte, no local onde passam ciclistas e pedestres”, completou José Reis, diretor-geral do Departamento Hidroviário.

Deixe seu comentário