Série 7500 faz estreia na operação da extensão da Linha 8-Diamante

A ViaMobilidade promoveu a estreia da série 7500 na extensão da linha 8-Diamante, entre as estações Itapevi e Amador Bueno.

O trecho era operado de forma exclusiva pela série 5400, com comboios compostos por quatro carros cada.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A série 7500 é uma frota composta por oito trens de oito carros. Essa série iniciou suas operações em agosto de 2011, na linha 9-Esmerada, operada pela CPTM na época.

    Na extensão da Linha 8-Diamante, a concessionária ViaMobilidade desmembrou um trem, para que uma parte dele (quatro carros) circule pelo trecho não tarifado.

    Essa frota, apesar de atualmente ser usada pela ViaMobilidade na Linha 8-Diamante, faz parte apenas de um empréstimo da CPTM para a operadora privada, que iniciou sua operação nas linhas 8 e 9 no início deste ano, portanto, deverão se devolvidos à CPTM a medida em que os trens da ViaMobilidade comprados da Alstom, forem entregues.

    Segundo a ViaMobilidade, levar a série 7500 para a extensão da linha 8 faz parte de um contínuo investimento em “melhorias para prestar um serviço cada vez mais eficiente aos seus passageiros. Isso inclui, entre outras ações, testes em todos os sistemas e nos trens – como o que está sendo realizado em um trem da série 7.500 na Linha 8-Diamante (trecho entre as estações Amador Bueno-Itapevi) -, manutenção no sistema de energia, sinalização, telecom, estações”.

    “Com base nesses dados e resultados, a concessionária tem planejado as melhorias a serem feitas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda ao longo dos próximos 30 anos de concessão”, finalizou a concessionária.

    Os trens da série 5400 seguem operando no mesmo trecho, e ainda há informações de que ele serão pintados com as cores da concessionária, com isso, sua aposentadoria – pelo menos por enquanto – está descartada.