Semana de Tecnologia Metroferroviária abordará os avanços tecnológicos e as urgências do setor de trilhos

196
ferroviário trilhos

Depois de dois anos acontecendo virtualmente, em razão da pandemia, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) promove, entre 13 e 16 de setembro de 2022, o 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), novamente presencialmente, mas também contará uma transmissão on-line, com pautas técnicas e debates relevantes sobre o transporte de passageiros e carga sobre trilhos.

Este ano, o evento, que tem como tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”, acontecerá na sede do Instituto de Engenharia (Avenida Doutor Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP), contando com espaços amplos para a circulação do público, exposições de conteúdos, painéis, debates, apresentações de trabalhos técnicos e área para a realização da METROFERR Lounge Experience, onde as empresas patrocinadoras poderão expor seus produtos, serviços e realizar suas abordagens de negócios.

Para lançar oficialmente a STMF, a AEAMESP, realizou evento, de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams. Na oportunidade, também foi apresentando o mídia kit para patrocínios. Para esse evento, além de Silvia Silva, presidente da AEAMESP, houve a participação de Paulo Meca, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo. A companhia é parceira da STMF desde a primeira edição.

Silvia lembrou que a AEAMESP nasceu dentro do Metrô de São Paulo, fruto da união de engenheiros e arquitetos da empresa. Ela passou a palavra a Meca que falou sobre as principais obras que estão sendo tocadas pela Companhia, entre as quais as obras das linhas 15, 16, 19 e 20. Segundo ele, são linhas em processos de licitação, construção (novos projetos ou em andamento), ampliação ou em licenciamento de marcas. Também falou da recente boa avaliação que o serviço recebeu de seus usuários. “Quero reconhecer as equipes do Metrô e dos parceiros nessa boa avaliação de todo o serviço que prestamos e que sempre buscamos melhorar”, disse.

De acordo com Silvia Silva, a 28ª STMF será um ambiente de agregação dos diversos agentes do setor em prol da ampliação do debate e disseminação dos diversos conhecimentos e informações relevantes, como mobilidade, economia, legislação, políticas do setor público e privado, sobre os transportes sobre trilhos. “Diante de todas as boas notícias para o setor, tenho a certeza que a Semana de Tecnologia Metroferroviária terá um bom volume de temas importantes a serem debatidos. O setor metroferroviário é essencial para a economia do Brasil e isso desde seus primórdios. O tema tem relação com esse resgate, bem como ratificar essa importância para o futuro do País”, afirmou durante o lançamento oficial.

Um espaço para discussão

A STMF contará novamente com apresentará painéis temáticos, seminários, workshops, estandes e muitos trabalhos técnicos, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do Exterior. Durante a Semana, acontece a METROFERR Lounge Experience 2022, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento presencialmente e on-line. De acordo com Silvia, em razão do formato híbrido, expectativa é ultrapassar os 3 mil participantes, recorde para o evento, conquistado no último ano.

A STMF reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Prêmio

Na abertura do evento, dia 13 de setembro, também acontece a entrega do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos serão apresentados ao público durante a 28ª STMF.

“O tema deste ano – 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil – tem como objetivo debater o transporte sobre trilhos e todas as suas nuances na história das ferrovias no Brasil, seus avanços, entraves, progressos e dificuldades, bem como projetar o que podem ser as próximas décadas”, conclui Silvia.

Serviço

  • Serviço: 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr Lounge Experience 2021
  • Tema: 200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil
  • Data: 13 a 16 de setembro
  • Evento: Híbrido
  • Local (presencialmente): Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP)
  • Site: Semana de Tecnologia

Sobre a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Em sua 28ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro, com o tema “200 anos de independência: trilhos para o futuro do Brasil”. Trata-se de um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os três dias e meio de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão, de forma virtual, questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a AEAMESP

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.

Deixe seu comentário