23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Ribeirão Preto: Fiscalização da faixa exclusiva de ônibus da Avenida Presidente Vargas começa na segunda, dia 11

A Transerp iniciará na segunda-feira, dia 11 de julho de 2022, a fiscalização de trânsito na faixa exclusiva de ônibus recém-implantada na Avenida Presidente Vargas, no trecho a partir da Rua Eliseu Guilherme até a Avenida Doutor José Cesário Monteiro da Silva.

Os corredores exclusivos de ônibus na Avenida Presidente Vargas estão localizados nas faixas de rolagem à direita em cada sentido da via, diferentemente da Avenida Independência, onde estão na faixa da esquerda, ao lado do canteiro central.

A faixa exclusiva da Vargas integra o Corredor Estrutural de Ônibus Norte/Sul, trecho 1, pelo programa Ribeirão Mobilidade, em que o embarque e o desembarque dos ônibus urbanos continuam pela direita.

Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Permissões para uso da faixa exclusiva na Vargas

  • Os condutores poderão utilizar a faixa exclusiva da Avenida Presidente Vargas somente para a conversão à direita, não sendo deste modo considerada uma infração de trânsito (para isso, deve-se sinalizar a conversão utilizando a seta do veículo).
  • Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida do selo emitido pelo município. Também é permitido o tráfego de veículos do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícias, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.
  • Com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, a Transerp destaca que somente é permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações aos passageiros dos ônibus do transporte coletivo urbano, que devem estar devidamente identificados e sinalizados, sendo vedada a parada de outros veículos.
  • Quando a faixa exclusiva fica localizada à direita, é permitida a circulação de veículos para fins de conversão, em locais devidamente sinalizados, bem como para a entrada e saída de estabelecimentos comerciais ou residenciais.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

Infração

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização é realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.

Dez novas estações

Com a entrega da obra do Corredor Estrutural de Ônibus Norte/Sul, trecho 1, pelo programa Ribeirão Mobilidade, houve a implantação de dez estações, denominadas por: José Monteiro, Unip, Carlos Consoni, Canadá, Piolin, Adolfo Serra, César Vergueiro, Jarbas Vieira, Diederichsen e Afonso Celso.

Desde o dia 24 de junho, dez linhas de ônibus urbanos passaram a utilizar a faixa exclusiva de ônibus da Vargas, já devidamente sinalizada com placas e sinalização horizontal.

Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS