Chaves estão entre os objetos mais esquecidos por usuários de aplicativos

Levantamento da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, realizado entre maio e junho deste ano, revela quais itens costumam ser esquecidos pelos passageiros no final das corridas. Por todo o Brasil, entre os objetos mais “perdidos” estão as chaves, pequenas e fáceis de escorregar para o vão entre o banco e o encosto.

O segundo lugar ficou com as carteiras e/ou documentos. No terceiro lugar do pódio: os inseparáveis celulares também são muito esquecidos na hora de descer do carro. Acessórios como fones de ouvido ficaram com a quarta posição na lista, enquanto bolsas e bagagens aparecem em quinto lugar. E não para por aí: roupas, presentes, materiais esportivos e medicamentos também fazem parte da lista de objetos preteridos pelos donos.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Como não poderia ser diferente, São Paulo lidera o ranking de cidades com o maior número de chamados abertos para o resgate de objetos “perdidos”, seguido por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Manaus.

    Para prevenir descuidos, a 99 reproduz uma mensagem sonora ao final de cada viagem, sugerindo que os passageiros verifiquem se nenhum item foi deixado no carro. Ainda assim, a prática é frequente.

    A 99 oferece múltiplos canais de comunicação para facilitar o resgate desses objetos, ainda que a responsabilidade sobre itens pessoais seja dos passageiros.

    Como recuperar um item perdido

    Qualquer passageiro que tenha viajado com a 99 consegue entrar em contato com o motorista até 72 horas depois da corrida, por meio do próprio aplicativo. Siga o passo a passo:

    1. Abra o aplicativo da 99 e toque no “Menu”, que está no canto de cima, do lado esquerdo;
    2. Toque na opção “Ajuda”;
    3. Escolha “Esqueci um item no carro”;
    4. Descreva o item perdido e toque em “Enviar”;
    5. Em seguida, aparecerá um botão para enviar uma mensagem ou efetuar uma chamada ao motorista parceiro, ambas dentro do aplicativo.

    No caso do esquecimento de celulares, é possível entrar em contato com a empresa pelo número 0300 313 2421 ou pedir para algum amigo entrar em contato com a 99 pelo aplicativo na opção “Menu – Ajuda – Meu amigo esqueceu por um celular em uma corrida”. Caso a corrida tenha ocorrido há mais de 72 horas, existem outras opções no aplicativo que colocam o passageiro em contato com o atendimento especializado.

    A 99 tem como missão ampliar a mobilidade urbana e facilitar o dia a dia dos passageiros e motoristas parceiros. Essa é uma das diversas iniciativas com foco na transparência e melhoria da experiência dos usuários. Para saber mais, acesse o link.