CPTM inaugura  o primeiro FabLab do Setor Ferroviário do Brasil

A CPTM lançou o primeiro FabLab (Laboratório de Fabricação) do setor Ferroviário do Brasil nesta quinta-feira, dia 30 de junho de 2022, no complexo da Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral. O FabLab é um espaço destinado a profissionais de diversas áreas da companhia para a concretização de projetos direcionado à digitalização e transformação digital.

Com a inauguração do FabLab, a CPTM passa a ser a primeira companhia do setor ferroviário do país a ter atividades de oficinas e cursos com acesso a ferramentas digitais, como cortadoras de vinil, laser, impressoras 3D (impressão de objetos) e fresadoras para cortar ou desbastar madeira, plásticos e isopor.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “Dentro do conceito da Jornada dos Clientes, que compõe o planejamento estratégico da companhia, estamos investindo em inovação e digitalização para moldar a mobilidade urbana por meio de maior conectividade, tecnologia de ponta e análise de dados. Por isso, inspirados na filosofia da ‘Cultura Maker — Faça Você Mesmo’, esse espaço vai possibilitar aos nossos empregados acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos“, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

    O FabLab será um ambiente criativo e encubador para vai permitir a construção de esculturas, robôs, peças para os mais variados fins e, além de dar oportunidade para os empregados da CPTM, o espaço também abrirá as portas para a comunidade e instituições de ensino.

    Hoje, a CPTM tem uma grande variedade de ativos, de diferentes épocas e fabricantes, que exige um complexo parque de manutenção. Por isso, o novo laboratório vai possibilitar construções de algumas peças in loco. “A lógica maker é não desperdiçar recursos e usar o material disponível com inteligência, promovendo modelos de negócios sustentáveis e com responsabilidade socioambiental. Cada vez mais, o cuidado com a sociedade e o meio ambiente vem sendo exigido e está integrado à estratégia ESG adotada pela companhia”, completa Pedro Moro.

    O FabLab é um recurso gerador de ideias e soluções escaláveis, que poderão ser multiplicadas em grande escala e com redução de custos.

    Inovagão

    O FabLab complementa o projeto Inovagão, um laboratório de inovação instalado no pátio da Estação da Luz, que funciona para os colaboradores como um local para estudos, troca de experiências, desenvolvimento e testes de projetos, produtos e novos designs, além de equipamentos que auxiliem na melhoria da prestação de serviço no transporte sobre trilhos.

    Inovagão, trem série 5550 desativado da CPTM (Foto: Jean Carlos/MetrôCPTM/SP Sobre Trilhos)

    Um trem ferroviário desativado (série 5500), totalmente adaptado e reformado por uma equipe interna, abriga o Inovagão, que também é um espaço para treinamentos e cursos internos.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn