A estação Penha deve se tornar um complexo com conexões entre três linhas do sistema metroferroviário a partir de 2026, caso os planos do governo paulista forem concluídos.
As obras de expansão da linha 2-Verde vão possibilitar a construção de uma enorme estação, nascendo um hub intermodal, integrando as linhas 3-Vermelha e 11-Coral (CPTM) com a 2-Verde.
Além da construção de uma nova estação Penha no subsolo para atender a linha 2, o Metrô vai construir uma estação que vai atender aos trens da Linha 11-Coral da CPTM.
“Esta nova estação intermediária na Linha 11-Coral, terá 7 mil m² e 12 metros de profundidade e estará localizada nos quase 12 km de distância entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera”, escreveu Silvani Pereira.
Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o complexo Penha terá 17.500 m². São 24% a mais do que os 13.200 m² da Estação da Luz, que abriga as linhas 1 e 4 do Metrô, e o Serviço 710 e a Linha 11-Coral da CPTM.