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quinta-feira, março 28, 2024

Pontes, viadutos e túneis que receberam sinalização de alerta de altura ficaram livres de impactos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já instalou, desde setembro de 2021, 34 dispositivos de proteção às obras de arte de engenharia civil. A nova sinalização evita que veículos com excesso de altura atinjam as estruturas de pontes, túneis e viadutos, comprometendo a integridade dessas Obras de Arte de Engenharia Civil (OAE) e causando prejuízos ao erário e à população. Nesses oito meses, não houve registro de choque de veículos com as estruturas viárias que já contam com a proteção dos dispositivos.

Isso não quer dizer, entretanto, que condutores estejam respeitando a sinalização. Levantamento da CET mostra que, entre janeiro e abril de 2022, os agentes de campo da Companhia registraram, em toda a cidade, 167 ocorrências de veículos com excesso de altura que ingressaram em área restrita e com dimensões limitadas. Nos locais que possuem a nova sinalização, contudo, eles pararam antes de atingir a estrutura das OEA, chocando-se nas chapas de metal que compõem o conjunto de dispositivos da nova sinalização. Assim, o propósito de evitar danos às OAE, reduzindo os prejuízos causados ao erário e à segurança da população, foi alcançado.

Os túneis, pontes e viadutos da capital possuem sinalização de regulamentação (placas) e advertência aos motoristas exibindo os limites máximos de altura permitidos. As “últimas saídas” existentes para os veículos acima dos limites também estão ostensivamente sinalizadas. Mesmo assim, foi necessário que a CET adotasse o novo modelo para chamar ainda mais atenção daqueles ignoraram a sinalização padrão e ingressaram em área restrita.

Como funciona

A nova sinalização é formada por alguns dispositivos. O primeiro deles é composto por uma série de chapas de alumínio penduradas por meio de colunas cônicas instaladas algumas dezenas de metros antes da OAE. As chapas estão suspensas à exata altura do viaduto e se assemelham a um “varal”. Há também sinalização luminosa.

Caso caminhões ou ônibus com excesso de altura passem, o impacto das chapas metálicas com a carroceria do veículo chama a atenção do motorista e dá a ele a certeza de que o seu veículo que está inadequado para o tráfego na via e que colidirá com a estrutura adiante.

Um segundo dispositivo é instalado junto à estrutura da OAE. São chapas de metal posicionadas imediatamente antes da estrutura viária, com a mesma altura desta, e que permitem mais uma oportunidade de o condutor parar o veículo antes da colisão que poderia comprometer a integridade de pontes, viadutos e túneis.

O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Confira aqui a localização dos dispositivos.

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