Em 09 de junho de 2022, foi anunciado o início das obras de duplicação da Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul da cidade de São Paulo.
Essa é uma antiga e importante via da cidade, que liga a capital até o município de Itapecerica da Serra.
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O início das obras foi feito de forma simbólica, com a derrubada de um muro, marcando ali o ponto de partida para que essa importante reivindicação de todos os moradores das regiões por onde passam a Estrada do M’Boi Mirim, para melhorar a fluidez do trânsito, e também do transporte sobre ônibus.
Desde então, o que se via nas ruas eram apenas pessoas pagas por políticos para carregarem faixas e placas, com agradecimentos para alguns políticos conhecidos da região, mas obras de fato nada!
O questionamento entre os moradores das regiões foi tanto, que a Subprefeitura do M’Boi Mirim passou a ser cobrada sobre as obras de fato, ou se isso era mais uma manobra política, já que estamos em ano eleitoral, haja visto que, em 2020, também foi anunciado o início das obras de duplicação da Estrada do M’Boi Mirim e nunca se quer começou.
No dia 21 de junho de 2022, a reportagem do Mobilidade Sampa percorreu todo o trajeto onde, deveriam ter canteiros de obras, mas nada foi encontrado.
O Mobilidade Sampa procurou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, no mesmo dia, para pedir esclarecimentos sobre o início de fato das obras.
O DER respondeu dois dias depois, informando que a empresa responsável pelas obras estava preparando o canteiro de obras na altura do número 7.000 da Estrada do M’Boi Mirim, o que de fato começou, só que somente no dia 22, um dia após serem cobrados pela reportagem. Veja a nota completa abaixo:
“O DER informa que a empresa vencedora prepara canteiro de obras na altura do número 7.000 da Estrada do M’Boi Mirim. A nota de serviço que autoriza as obras de duplicação na via foi assinada no dia 10 de junho.
Além da duplicação, serão realizados os serviços de recuperação da pista, implantação de baias para parada de ônibus, lombo faixas para pedestres e restauração do sistema de sinalização.
As obras foram divididas em três lotes, que contemplam 8,1 quilômetros da via, com o valor de investimento de R$ 339 milhões e previsão de conclusão de até 48 meses.
O Governo de SP tem executado o maior programa de investimento rodoviário da história, através dos programas Estrada Asfaltada e Novas Estradas Vicinais. Estão sendo investidos R$ 11,1 bilhões em mais de 10,2 mil km de 918 rodovias por meio dos dois programas.”
As obras foram dividas em três lotes:
- Entre o Terminal Jardim Ângela e a Avenida dos Funcionários Públicos, com extensão de 5,1 quilômetros de alargamentos e recuperação de pista, na capital;
- Entre a Avenida dos Funcionários Públicos e a Rua Humberto Marçal, com extensão de 1,2 quilômetros, na capital;
- E entre a Rua Humberto Marçal, no km 31 e a Estrada do Crispim, no km 32,8 da SP-214, com extensão de 1,8 quilômetro, no município de Itapecerica da Serra.
As obras de duplicação contemplam ainda os trabalhos de recuperação da pista, implantação de baias para parada de ônibus, lombo faixas para pedestres e restauração do sistema de sinalização.
O Mobilidade Sampa continuará acompanhando as obras e se necessário, cobrando o poder público. E a população do M’Boi Mirim segue acompanhando essa obra, que começa de forma tímida, poucos trabalhadores, pouco maquinário, que não seja mais uma manobra política para vencer eleição!