O Metrô de São Paulo vai encomendar ainda este ano, 44 novos trens com a melhor tecnologia disponível no mercado.
Os trens deverão atender sobretudo, o novo trecho da Linha 2-Verde (Vila Prudente – Penha), além das linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Os novos trens terão passagem livre entre os carros, o que aumenta o espaço para o uso dos passageiros durante sua viagem, além de facilitar os trabalhos de manutenção e limpeza.
Segundo Silvani Pereira, presidente do Metrô, “sobre o espaço, depois de fazermos um estudo muito profundo sobre a disposição dos acentos, chegamos a conclusão que o melhor layout é “misto”, ou seja, bancos virados para frente ou para trás da composição de um lado e bancos virados para as laterais, do outro”.
As novas composições deverão ser equipadas da seguinte forma:
- Sistema de detecção de descarrilamento, que acionará o sistema e frenagem em caso de emergência;
- Tomadas UBS para os passageiros carregarem equipamentos eletrônicos;
- Sistema de baterias que, em caso de emergência, devem suportar até 60 minutos, com todos os equipamentos ligados;
- Sistema “driverless” (GoA4) – Comunicação visual será por monitores LCD;
- Sinalização das portas utilizarão LEDs coloridos;
- Sistema de comunicação de áudio e vídeo poderá ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO).