Dicas e cuidados que os ciclistas devem ter ao pedalar

95
Bike asfalto
Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

A bicicleta é um meio de transporte que permite grandes vantagens para as pessoas, como evitar o trânsito congestionado das cidades, praticar exercício físico, economizar dinheiro, e, até ajuda a aliviar o stress. No entanto, existem alguns cuidados que os ciclistas devem ter ao pedalar para não correrem riscos de acidente.

Se você quer garantir conforto e segurança na hora de pedalar, então você precisa mesmo de ler este artigo e conhecer todas as dicas que preparamos a pensar em si e no seu bem-estar!

A importância de ter cuidados especiais

Todos sabemos que a bicicleta é um meio de transporte seguro. Afinal, até as crianças e os mais idosos pedalam para ir passear, para ir para o trabalho ou para ir para a escola. Desde pequenos que estamos habituados às bicicletas!

No entanto, é importante você ter alguns cuidados para salvaguardar a sua segurança e a segurança dos outros ciclistas, pedestres e motoristas.

Bike rua
Foto: Vlad Fonsark/Pexels

Portanto, ter alguns cuidados especiais, que idealmente se deveriam tornar hábitos comuns, é fundamental para evitar acidentes ou outros infortúnios na estrada, quer pessoais quer a terceiros!

Principais cuidados que os ciclistas devem ter

Os cuidados, e as respetivas dicas, que os ciclistas devem ter ao pedalar (na realidade esses cuidados começam antes da própria pedalada) estão relacionados com:

  1. Segurança da bicicleta
  2. Segurança na hora de pedalar
  3. Segurança pessoal

1. Dicas fundamentais para a segurança da bicicleta

É importante garantir que a bicicleta é segura, que tem uma boa durabilidade, e que reúne todas as características necessárias para uma pedalada tranquila, sem grandes percalços e com a sua segurança salvaguardada.

Fazer a correta manutenção da bicicleta

Se você comprar uma bicicleta e depois não quiser saber dela, vai se degradar com o tempo e os próprios componentes se vão estragar.

Bike verde
Foto: Julia Schmidt/Pexels

Por isso, é fundamental:

• Limpar/lavar a bicicleta periodicamente;
• Garantir que os aros não enferrujem (recomenda-se aplicação de tratamento antioxidante);
• Limpar as partes plásticas e a borracha dos pneus com água e sabão;
• Pintar a bicicleta em casos de estar arranhada ou descascada;
• Ter os componentes bem ajustados, apertados e lubrificados;
• Em caso de desconforto ou sentimento de insegurança com a bike, e caso você não consiga identificar o problema, recomenda-se recorrer a um especialista;
• Muito importante: garantir que as luzes da bicicleta estão a funcionar corretamente (explicamos mais à frente).

Arrumar/armazenar a bicicleta corretamente

Não é só a correta manutenção da bicicleta que permite que tenha mais durabilidade e fique protegida de eventuais acidentes. Também é importante armazená-la corretamente.

Bike parada
Foto: Sebastian/Pexels
  • O ideal será a sua bicicleta ficar arrumada num espaço interior (garagem, sótão, etc…), de forma a evitar o roubo e a exposição excessiva ao frio, chuva, ou calor;
  • Manter a bicicleta longe de humidade para não oxidar;
  • No caso de a bicicleta ficar no exterior, garantir que fica bem trancada e com um bom cadeado de forma a evitar que seja roubada.

Garantir a segurança da bicicleta

É importante que a bicicleta esteja segura no caso de a tentarem roubar.

Por isso, você deve ter em atenção os seguintes tópicos:

• Deve registrar o número de série da bicicleta (costuma estar localizado no quadro, abaixo dos pedais);
• Como já foi referido acima, é importante ter um cadeado de alta qualidade que resista a serras de corte e corta parafusos;
• O cadeado deve ficar sempre preso a um objeto fixo e resistente (como na imagem acima).

Agora que você já sabe como manter a sua bicicleta segura, é importante que conheça algumas dicas essenciais que salvaguardem a sua segurança na hora de pedalar.

2. Principais dicas para a segurança na hora de pedalar

Depois de você ter a certeza que a sua bicicleta está apta para se entregar às estradas, é igualmente importante ter alguns cuidados na hora de pedalar.

Utilize equipamentos de segurança

É um requisito incontornável e que tem que ser levado com muita seriedade. Por isso, nunca se esqueça dos equipamentos de segurança como: capacetes, luvas, protetor para joelhos, óculos de sol, entre outros.

Bicicleta juntos
Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

É importante realçar o capacete, uma vez que evitas choques fortes com a cabeça – uma região frágil e vital para o ser humano.

Por exemplo, o capacete pode evitar que aconteça um traumatismo craniano.

Os equipamentos devem ser confortáveis e seguros. No entanto, você não se esqueça que estes equipamentos pouco servirão se a sua condução não for consciente e segura.

Garanta a correta iluminação da bicicleta e utilize a buzina

A iluminação é fundamental para qualquer meio de transporte, sobretudo para as bicicletas. Só dessa forma poderemos ver a estrada e sermos vistos pelos outros.

Por isso, é importante que a iluminação seja boa, com luz branca à frente e vermelha atrás, principalmente em dias nublados, chuvosos e à noite.

Iluminação Bike

A boa iluminação da bicicleta diminui a probabilidade de um acidente e traz mais tranquilidade ao ciclista e aos outros condutores, ou pedestres, com quem partilha a estrada.

A buzina também é muito importante para evitar alguns acidentes! Utilize-a sempre que se estiver a aproximar de uma pessoa para que saiba que segue no mesmo trajeto, dando assim o tempo necessário à pessoa para se poder desviar.

Não pedale NUNCA em contramão

Respeite sempre o fluxo normal do trânsito! Embora algumas pessoas acreditem que facilita a visualização pedalar em contramão, não é indicado e pode resultar em acidentes graves!

Bike árvore
Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

Por exemplo, há a possibilidade de ter uma colisão frontal com um veículo em que o condutor não estava à espera de encontrar alguém na mesma faixa, mesmo que nas bermas.

Sinalize os seus movimentos

É importante que os outros condutores (carros, motas, bicicletas, etc…) saibam qual a direção que você vai seguir. Por isso, sinalize sempre!

Bike company
Foto: Photomix Company/Pexels

Ao mudar de direção, faça o movimento com braço apontando para onde se vai dirigir. E, não se esqueça de olhar ao seu redor, e para trás, antes de mudar de direção para ter a certeza que é seguro avançar.

Mais uma dica importante: nunca dê guinadas repentinas.

Respeite o código da estrada

Da mesma forma que você não deve pedalar em contramão, também é essencial que respeite o código da estrada e os respetivos sinais de trânsito.

Código da estrada
Foto: Divulgação

Por isso, não se esqueça de parar nos sinais STOP e nos semáforos. De outro modo poderá resultar num acidente e/ou ser sancionado com coima.

Além disso, acompanhe-se sempre do seu documento de identificação pessoal.

Não pedale em calçadas

As calçadas são para pedestres e não para ciclistas! Por isso, evite utilizá-las! Você já imaginou a quantidade de acidentes que podem ocorrer se você circular numa calçada?

Pode atropelar um pedestre sem querer, ir contra uma criança, colidir com um carro que esteja a sair da garagem. Além de você se machucar, também pode machucar outras pessoas. Para não falar que pode danificar a sua bicicleta!

Por isso, se você tiver que passar pela calçada, saia da sua bicicleta e transporte a bicicleta a seu lado com a ajuda da sua mão.

Utilize as ciclovias

A rota é muito importante na segurança dos ciclistas ao pedalar. Por isso, sempre que existirem ciclovias utilize-as! É o sítio mais seguro para qualquer ciclista pedalar.

Bike pedalando
Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

Por outro lado, se não existirem ciclovias, tente encontrar alternativas seguras. Em todo o caso, você deve ter em consideração que é preferível evitar avenidas com muito fluxo e locais que tenham pouco espaço para os ciclistas.

Esteja SEMPRE atento

É importante com tenha em atenção os veículos que o rodeiam de forma a evitar acidentes desnecessários.

Mantenha a distância de segurança, olhe para trás sempre que fizer uma ultrapassagem, não arrisque demasiado, tenha cuidado com possíveis aberturas de portas de carros estacionados.

Bike rodovia
Foto: Pavel Danilyuk/Pexels

Evite ultrapassar pela direita e circule sempre o mais próximo possível do passeio. Além disso, tenha em atenção os obstáculos da própria estrada: buracos, tampas de saneamento, lombas, etc…

3. Segurança pessoal (e de terceiros)

Tudo o que foi referido anteriormente é crucial e, de certa forma, contribui para salvaguardar a segurança pessoal.

No entanto, há uma coisa que você pode fazer que o vai proteger de eventuais acidentes. Além disso, vai garantir mais tranquilidade na hora de pedalar!

Faça um seguro para a sua bicicleta

Se você quer sentir tranquilidade enquanto pedala, sem pensar em potenciais problemas que possam ocorrer com a sua bicicleta, então você tem que contratar um seguro de bicicleta!

Meu documento
Foto: Alena Darmel/Pexels

Esta dica está diretamente relacionada com a segurança pessoal porque tem influência na carteira (dinheiro) dos ciclistas. Com um seguro de bicicletas você não arcará sozinho com os prejuízos!

Contudo, é importante que você saiba que as coberturas do seguro da sua bicicleta vão depender do serviço que deseja contratar.

Por exemplo, você pode contratar um seguro com cobertura de danos a terceiros que cobrirá acidentes com terceiro que resulte em danos materiais ou físicos às outras pessoas.

Acidente bicicleta

Você também pode contratar com cobertura de Danos Acidentais, por exemplo. Se estiver a pedalar e ocorrer um acidente, em que as peças da sua bicicleta se danifiquem ou toda a bicicleta, você receberá uma indemnização que permitirá consertá-la ou comprar uma bicicleta nova.

O importante é que contrate um seguro para a sua bike e que esteja bem informado das suas coberturas. No entanto, não pense que por ter um seguro você pode conduzir como um selvagem! Tenha sempre as devidas precauções!

Depois de conhecer os cuidados que os ciclistas devem ter ao pedalar, você já está bem munido para pedalar com segurança, conforto e tranquilidade. Mas nunca se esqueça: prevenir é melhor do que remediar!

Por isso, aposte na segurança da sua bicicleta e siga todas as dicas que apresentamos neste artigo. Desta forma, vai estar a salvaguardar a sua segurança pessoal e a dos que o rodeiam!

Deixe seu comentário