De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), o uso do celular para acessar a internet cresceu no Brasil e os aparelhos são o principal meio de acesso à rede no país. Nesse sentido, a forma como as pessoas vivem, trabalham e consomem vem mudando dia após dia. O mundo está acelerado e cada vez mais as pessoas buscam ferramentas que auxiliam a economizar tempo, que trazem mais comodidade.
Pensando nisso, a seguir uma relação de 9 aplicativos úteis que podem facilitar o dia a dia, que vão desde soluções para condomínios até o combate ao desperdício de alimentos:
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
apepê
Criado em 2016 através do Skwiz Lab, incubadora de startups da construtora SKR, o apepê é referência em ativação condominial com foco em moradores. Acompanhando as tendências do Living As A Service (LAAS), a plataforma une todas as funcionalidades necessárias para garantir uma experiência de moradia inovadora e a boa conexão de um condomínio, de forma simples, ágil e econômica. Além de contar com um ecossistema de serviços que facilitam o dia a dia, a comunicação entre os moradores é mais assertiva e dispensa a necessidade de compartilhar contatos pessoais, respeitando a privacidade de cada morador.
Buson
Fundada em 2013, a Buson conecta os passageiros às empresas de ônibus de todo o país, proporcionando aos clientes e parceiros a melhor experiência para suas viagens de ônibus, por meio das plataformas de vendas. Para as viações, oferecem soluções de vendas integradas aos caixas das agências de viagens, conectividade e gerenciamento de rotas, bem como a digitalização de processos. Com sua sede localizada em São José dos Campos, conta com uma unidade em Uberlândia, onde são desenvolvidas novas tecnologias e soluções que são aplicadas nas plataformas das mais de 250 empresas cadastradas para as mais de 70.000 rotas.
Quicko
Dados da Quicko, aplicativo de mobilidade urbana que facilita a rotina dos usuários, apontam que o tempo médio de deslocamento diário dos usuários do transporte público em 2021 foi de 2 horas e 42 minutos. Todos os dias, 26 minutos desses trajetos são perdidos por falta de planejamento e ferramentas que facilitem a jornada nos centros urbanos. Em um ano, o usuário perde 1 semana no transporte por falta de gestão de rotas.
Para mudar esse cenário, o aplicativo da Quicko tem como missão inserir as pessoas no centro da mobilidade urbana, oferecendo previsibilidade aos usuários por meio de informações em tempo real e indicações de melhores rotas a serem seguidas antes mesmo de sair de casa. Além disso, os usuários do aplicativo em São Paulo e Salvador podem recarregar o bilhete do transporte público por meio do próprio aplicativo, enquanto os de Salvador contam com o Clube Quicko, primeiro programa de vantagens do transporte coletivo.
Com isso, o aplicativo da Quicko aposta em ser um assistente para quem se desloca pela cidade garantindo, por meio de inteligência de dados, mais previsibilidade e conveniência na jornada. Com isso, as pessoas podem se programar e evitar aglomerações desnecessárias, o que também atribui maior segurança ao seu trajeto diário.
RoutEasy
Durante a pandemia, junto com a alta do setor de logísticas de entregas, cresceu também o transporte de carga no país em 38% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M. Atuante no setor, a RoutEasy é uma startup de logística que oferece soluções de otimização, gestão e orquestração de entregas. Além de facilitar o processo de logística das empresas, a startup também beneficia os consumidores, uma vez que promove entregas mais ágeis e corretas, por meio de um sistema de inteligência artificial e machine learning, garantindo também a satisfação e agilidade do produto entregue.
Para isso, a RoutEasy desenvolveu um SaaS (Software as a Service) que permite economia de até 40% a seus mais de 350 clientes de diversos setores e tamanhos e o Maestro, solução que possibilita same-day delivery para marcas com muita demanda de entrega de produtos diferentes presentes em diversos hubs de distribuição. Ao automatizar em 100% o fluxo de trabalho do processo de entrega, o Maestro orquestra a logística e aumenta a performance de custo.
Casai
A Casai, startup de hospedagem latino-americana, chegou ao Brasil em maio de 2021 e atualmente possui cerca de 700 unidades no País, espalhadas entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Com apartamentos exclusivos, design único e funcionalidade smart home, todo o processo de reserva é feito online no site da Casai. Além disso, o sistema de self check-in funciona por meio de uma fechadura eletrônica – ou seja, sem necessidade de chave física ou de contato com o anfitrião.
A experiência conta ainda com o apoio de concierges digitais que ajudam os hóspedes a conhecerem melhor a região por meio de recomendações de vizinhos locais, além de disponibilizar itens extras e orientar sobre serviços de apoio. Com uma ampla rede de parcerias locais, a startup oferece aos seus hóspedes experiências diferenciadas e benefícios exclusivos em conjunto com marcas como a Velocity e WeWork, além de supermercado para compras online de produtos orgânicos e serviço de delivery. O intuito é proporcionar uma estadia confortável e com vivência da cultura local, sem abrir mão da segurança.
Sólides
Sólides, HRTech líder no Brasil com foco em PMEs, oferece a única plataforma all in one e uma metodologia exclusiva que ajuda as PMEs a crescerem, e segue transformando a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes. Em uma única plataforma, oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH: Atração e Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Performance, Engajamento e Retenção, Educação Corporativa, Benefícios e Serviços Financeiros.
Também mantém o maior portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal. Nos últimos três anos, a empresa cresceu 5 vezes e o número de clientes triplicou atingindo 12 mil empresas e mais de 4 milhões de vidas ativas gerenciadas por meio de sua plataforma, e desponta na liderança do segmento em meio ao ecossistema das Scale Ups no Brasil.
Cuponeria
Cuponeria, primeira e mais completa plataforma de cupons no Brasil, oferece em seu aplicativo, disponível para Android e iOS, cupons de desconto e cashback, ajudando o brasileiro a economizar em todo tipo de compras, e ainda inova, permitindo que essa nova modalidade seja cumulativa com cupons de desconto e com outras formas de cashback como os oferecidos por métodos de pagamento (AME, PicPay, entre outros).
Nesse momento de crise, as pessoas têm buscado, a cada dia mais, economizar e cortar gastos, e com a Cuponeria é possível comprar itens de necessidade e ainda assim ter parte do dinheiro de volta. Além disso, ela possui uma extensão exclusiva para Google Chrome. Assim, todas as vezes que entrar em um site de compras online, o plugin automaticamente vai te indicar quais são as ofertas, e os cupons disponíveis, além da porcentagem dos produtos com cashback no site.
A Cuponeria foi premiada, em 2016, pela Google Play Store, como um dos melhores aplicativos do ano. Hoje a empresa distribui cerca de 1 milhão de cupons por mês, contando com mais de 7 milhões de usuários e mais de 2 mil empresas parceiras, entre elas Marisa, Shopee e os maiores aplicativos de delivery.
Taqe
A Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos. Nela é possível buscar vagas de emprego e cursos de maneira rápida e intuitiva, pois utiliza de testes gamificados para tornar mais fluido o processo. Quando o candidato cria o seu perfil profissional na plataforma, ele se torna elegível para diversas vagas ao mesmo tempo, aumentando seu acesso ao mercado de trabalho. Além disso, com o currículo Taqe, que contempla perfil comportamental, habilidades, conhecimentos, geolocalização, critérios de diversidade, vídeo de apresentação, o candidato consegue se diferenciar diante dos empregadores. Em um currículo tradicional, essas informações acabam sendo limitadas ou muito similares entre candidatos.
Atualmente, a plataforma possui mais de 1 milhão e 800 mil candidatos e 13 mil contratações apenas em 2021. Dentre as empresas que já usaram a solução Taqe estão nomes como Natura, Santander, Grupo Fleury, Hospital Albert Einstein, CIEE, entre outros.
Food To Save
A Food To Save é uma foodtech sustentável que nasceu para revolucionar a luta contra desperdício de alimentos no Brasil. Atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados e preocupados com o consumo consciente. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.
Os clientes podem acessar o aplicativo, disponível para Android e iOS, e fazer o pedido. Basta inserir o CEP da residência em que deseja receber os produtos ou retirá-los, e visualizar os estabelecimentos mais próximos que possuem sacolas disponíveis no momento. De acordo com o que estiver disponível, a plataforma mostra o valor que deverá ser pago e o tipo de produto que irá na sacola surpresa, podendo o cliente escolher entre doce, salgada ou mista.
Inspirada em um modelo europeu no combate ao desperdício de alimentos, a Food To Save, desde sua recente fundação, comercializou mais de 100 mil Sacolas Surpresa e evitou o descarte de mais de 150 toneladas de alimentos na capital paulista, no Grande ABC e em Campinas.