20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

São Vicente: Obras na Ponte dos Barreiros estão 85% concluídas, com recuperação total das estacas

As obras na Ponte dos Barreiros tiveram mais uma importante etapa concluída, com a recuperação das 217 estacas nesta sexta-feira (6/5), chegando a 85% de execução dos serviços totais da ponte.

Os trabalhos, que duraram nove meses, foram realizados pela empresa Jatobeton, tanto na parte emersa quanto na imersa, com auxílio de mergulhadores.

Para a conclusão das pilastras, foram necessárias três etapas: o reparo submerso com os mergulhadores, o emerso e a finalização no coroamento que engata a pilastra no globo superior.

O cronograma da obra segue mantido com previsão de conclusão no final de julho de 2022. Ao término, a capacidade da Ponte dos Barreiros vai passar de 32 para 45 toneladas.

Barreiros
Foto: Prefeitura de São Vicente

Nos próximos três meses estão previstos os serviços de pavimentação das pistas, iluminação e conclusão da passarela para pedestres e ciclistas.

A previsão é que a prova de carga seja feita no início de junho, e até o fim de julho, com a ponte concluída, seja liberado o tráfego.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, acompanhou pessoalmente os serviços na manhã desta sexta (6/5), e comemorou o cumprimento do cronograma proposto pela empresa. Segundo ele, a fiscalização da Prefeitura em cada processo garante total eficiência da estrutura para os usuários.

“Estamos trabalhando para deixar no passado essa história de ponte interditada, de ponte parcialmente interditada, siga e pare, tudo que fez parte das nossas vidas nos últimos tempos. Isso vai ficar para trás porque a obra está avançando.”

Histórico da reforma

A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.

Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.

Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais devido às mudanças das temperaturas, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura decorrentes do tráfego), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.

Outro serviço realizado foi o “macaqueamento”, que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre.

A frente de trabalho é composta por cerca de 150 funcionários.

Avanços das obras da Ponte dos Barreiros:

  1. Estacas concluídas – 217 un (100%)
  2. Recuperação das estruturas metálicas – 90%
  3. Recuperação das estruturas de concreto (vigas, lajes e blocos) – 80%
  4. Alteamento dos New Jersey – 100%
  5. Substituição dos aparelhos de apoio de neoprene – 100%
  6. Recuperação dos berços das juntas de dilatação – 100%
  7. Instalação dos perfis elastomérico das juntas de dilatação – 95%
  8. Recuperação dos guarda corpo da passarela – 90%
  9. Recuperação da iluminação existente – 80%
  10. Recuperação da passarela – 50%
  11. Remanejamento da adutora de água (responsabilidade da SABESP) – 10%

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS