A partir desta quarta-feira, dia 1° de junho de 2022, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começa a ser emitido. A decisão de um novo modelo é do Conselho Nacional e Trânsito (Contran), tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.
A substituição pelo novo modelo será feita à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. Não há necessidade de troca imediata para o novo padrão.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O documento pode ser expedido em meios físicos, digitais, ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.
Veja a diferença entre os modelos:
O novo modelo terá elementos gráficos que dificultam a falsificação e fraudes. Ainda é possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento.
A nova CNH tem as cores predominantes nas cores verde e amarela, além de conter uma tabela que identifica os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.
A nova CNH mantém o QR CODE, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017.