Mogi Guaçu: Construção das pontes das avenidas Brasil e dos Trabalhadores entra em nova etapa

Nesta semana, a Trilha Engenharia LTDA, responsável pela construção das pontes nas avenidas Brasil e dos Trabalhadores, iniciou mais uma etapa dos serviços de estruturação dos monumentos. O trabalho tem acompanhamento e apoio da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

A ponte da Avenida Brasil está sendo edificada com pilares de sustentação dentro do Rio Mogi Guaçu, enquanto que a ponte da Avenida dos Trabalhadores pelo método de balanço sucessivo. As obras são executadas por meio de financiamento do município junto à Caixa Econômica Federal dentro do pacote de R$ 29 milhões para obras de mobilidade urbana. Deste total, R$ 14,5 milhões são destinados para as pontes.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Na construção da ponte da Avenida Brasil, a equipe já está concluindo a armadura de concretagem da viga longarina de número 25, de um total de 28. “Portanto, neste momento faltam apenas três vigas longarinas para serem executadas”, comentou o secretário municipal de Obras e Mobilidade, José Antônio Ortiz Bueno.

    Após a conclusão dessa fase, será realizado o trabalho de protenção de parte da estrutura da ponte. “Por isso, já estamos preparando as cordoalhas (material) que será utilizado no próximo passo de execução com o lançamento de vigas de concreto protendido”, disse.

    Trabalhadores

    Na nova ponte da Avenida dos Trabalhadores, que é construída por meio de instalação de tubulões (tipo de fundação profunda composta por segmentos de seção circular), que sustentarão o balanço sucessivo da estrutura, toda a fundação da margem esquerda está concluída. “Neste momento, está sendo feita a escavação do tubulão P3J e, ainda, a finalização do fuste cilíndrico de outros dois tubulões de concreto armado utilizados para a escavação da fundação”, explicou o secretário.

    Segundo ele, a nova ponte servirá ao tráfego de veículos no sentido Centro, enquanto que a antiga ficará no sentido Bairro. Para isso, a pista da nova ponte será ligada à Avenida dos Trabalhadores. Depois da conclusão da obra, o projeto prevê sinalização semafórica no cruzamento da Avenida dos Trabalhadores com as Ruas São José e Rua dos Operários.