Maio Amarelo: Cotia monta cenário retratando as mortes no trânsito no ano de 2021

227
Foto: Prefeitura de Cotia

A cena pode ser impactante para os motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que passam pela Avenida Engenheiro Leon Psanquevich quando avistam um “estacionamento” cheio de cruzes, túmulos e a figura da morte instalados às margens da via. Mas é exatamente com o objetivo de provocar alguma sensação nas pessoas que está em andamento a Campanha Maio Amarelo 2022 realizada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram).

A Setram montou um cenário que simboliza as 32 mortes em acidentes viários anotadas no ano de 2021 na cidade de Cotia. Neste ano, cinco pessoas já perderam suas vidas em acidentes de trânsito até o mês de março, segundo dados do Infosiga.

“O objetivo é chamar a atenção das pessoas que passarem pelo local de que morte por acidente de trânsito é morte evitável. Por isso, cada cruz colocada no cenário traz a informação de algum tipo de irresponsabilidade que culminou com o acidente e, infelizmente, com mortes”, explicou Joaquim Brechó, titular da Setram. “Esperamos trazer as pessoas à reflexão de que 32 pessoas morreram em 2021 em acidente de trânsito por conta de imprudência, excesso de velocidade, dirigir cansado e com sono, ultrapassagem irregular, enfim, situações que aconteceram porque alguém provocou”, completou.

Os agentes de trânsito César Augusto e Reinaldo Souza estão à frente da campanha. “Importante mencionar que no 2º domingo de novembro é lembrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e, o Senado aprovou, na última semana, um projeto que instituiu o dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, a ser lembrado em 7 de maio. A campanha Maio Amarelo 2022 em Cotia vem ao encontro desta memória e ainda faz um alerta”, disse Reinaldo.

A campanha conta com o apoio da OAB subseção Cotia, Colégio Rio Branco, Poupatempo Cotia, Sacolão Saúde de Cotia, Guarda Civil Municipal de Cotia, AlvoCom e da Dinâmica Parking. 

Impacto da campanha

Em 2019, a Setram realizou uma campanha Maio Amarelo parecida com a deste ano. À época, foi montada uma cena de acidente viário, um capotamento, como consequência da mistura de álcool e direção. Naquele ano, a cidade alcançou um feito inédito: dois meses consecutivos sem nenhum óbito por acidente de trânsito. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da boa conduta ao volante, ao atravessar a rua, enfim, a segurança no trânsito depende de nossas atitudes”, disse Reinaldo Souza, agente de trânsito.

Deixe seu comentário