Linha 17-Ouro: Concretagem das vigas-guia no pátio Água Espraiada

Por meio de seu perfil no Instagram, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, atualizou as informações sobre as obras no futuro pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro.

Além dos trabalhos de transposição das vigas-guia na Marginal Pinheiros, os trabalhadores executam simultaneamente a concretagem in loco das vigas-guia no pátio Água Espraiada.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “O local permitirá o estacionamento de 34 trens, bem como a movimentação interna deles. Por conta desse tipo de concretagem, algumas vigas possuem até 60 metros, diferente das vigas da linha comercial que são de no máximo 30 metros. Serão mais de 170 vigas no pátio, totalizando mais de 6.000 metros de vias. Na imagem podemos ver a concretagem de uma viga-guia, e no alto, o extenso e complexo trabalho de acabamento das estruturas de concreto que suportam as vias do nível superior, envolvendo lixamento e tratamento superficial, trabalho que foi realizado em todo pátio.

    Até as vigas-guia estarem totalmente prontas, elas passam por processos de conferência milimétrica das formas. Este procedimento é para o atendimento dos requisitos de geometria e tolerâncias do projeto, concretagem inicial e posterior protensão das vigas, técnica que permite atender a resistência final do conjunto da estrutura reduzindo o volume de concreto e consequentemente o peso. Ao final, é realizada a consolidação entre um conjunto de vigas-guia junto aos seus respectivos apoios. Nesses pontos, são instalados elementos metálicos que garantem a passagem do trem de maneira confortável por essas junções, os chamados ‘finger plates’, que permitem as movimentações seguras da dilatação que ocorre nas estruturas de concreto”, disse Silvani.

    Veja abaixo algumas imagens das obras:

    https://www.instagram.com/p/CdG5TDIOMpP/