Greve do Metrô de SP é adiada

O Sindicato dos Metroviários adiou a greve que estava prevista para ocorrer na quarta-feira, 18 de maio de 2022. A decisão do adiamento foi tomada em assembleia realizada pela categoria na noite desta terça-feira, 17 de maio. Com isso, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão operar normalmente.

Os metroviários adiaram a greve para o dia 25 de abril. Uma nova assembleia será realizada na véspera, no dia 24 de maio.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • A categoria reivindica isonomia salarial, contratação de novos funcionários, reajuste salarial, entre outras reivindicações.

    O coordenador do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo, disse que o objetivo é que os metroviários que exercem o mesmo cargo tenham tanto o piso quanto o teto de pagamento iguais para todos.

    Leia abaixo na íntegra a nota divulgada pelo sindicato:

    “A categoria considerou insuficientes as propostas do Metrô mas aceitou a Cláusula de Paz, com manutenção do Estado de Greve, orientada pelo TRT e aguardará nova audiência de conciliação no dia 24/5. Mobilização continua!

    A proposta da empresa com relação aos Steps/Isonomia foi a seguinte: Metrô realizará o ciclo de mérito 2021 no mês de agosto/22, conforme critérios estabelecidos do Plano de Remuneração e Carreira vigente – não haverá pagamento retroativo. A partir de 1º/6/22 não será mais praticada a política de escala de acesso. Os funcionários que estão em escala serão enquadrados, na mesma data, no salário inicial do cargo.

    A proposta não atende a reivindicação da categoria. Também não foi aceita a proposta de reajuste de 12,26%. Metrô negou o pagamento das PRs de 2020, 2021 e 2022 e do vale-peru. Também não aceitou a reintegração dos demitidos de 2019 e os desligados por aposentadoria especial em 2020.

    Continua a mobilização!

    O Sindicato vai procurar a continuidade das negociações com o objetivo de melhorar as propostas da empresa. Para isso, continua a mobilização com as seguintes ações:

    • Estação, CCO e Tráfego seguem sem uniforme e com uso do colete e adesivo
    • Seguranças com uso do adesivo e ‘braçal
    • Manutenção e Administração: continua o uso do adesivo
    • Café com vizinho nos pátios
    • Distribuição de Carta Aberta e Café com Usuário (data e local a serem definidos)
    • Adiar a greve para 25/5, com assembleia em 24/5, dia em que haverá audiência de conciliação no TRT”
  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!