Essa semana viralizou no Twitter, um tweet do Guilherme Tampieri que mostra um parapé para ciclistas em uma via de Fortaleza. Os parapés servem como suportes de pé e mão para o ciclista se apoiar ao parar em um semáforo.
Nos comentários da publicação, tem gente que achou a implantação do parapé sem sentido e tem outros que elogiaram. “Nisso já que só serve pra um ciclista de cada vez, quem vem atrás vai parar como sempre fez, podendo ocasionar um acidente do mesmo jeito”, comentou um usuário. “Acho boa a iniciativa. Muito boa. Infelizmente não é possível colocar em tudo, até porque já traria muita influencia no deslocamento de quem anda a pé. É muito melhor do que ficar sem”, comentou um outro usuário.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Eu pesquisei mais informações sobre os parapés no site da Prefeitura de Fortaleza e encontrei que os equipamentos começaram a ser implantados em 1° de setembro de 2021, por toda a cidade. A publicação naquela época diz que 20 parapés começaram a ser implantados, sendo a primeira capital do país a disponibilizar esse tipo de equipamento para os ciclistas, eu não sei se de lá pra cá, mais equipamentos foram implantados.
A iniciativa aconteceu por meio da Parceria por Cidades Saudáveis, apoiada pela Bloomberg Philanthropies, pela Organização Mundial de Saúde e pela Vital Strategies. A capital cearense conta com mais de 400 km de ciclofaixas e ciclovias distribuídos em diversos bairros, além de estações do Bicicletar.
As estações do Bicicletar, me fez me lembrar de um vídeo que o Arthur Yago gravou pro seu canal do YouTube sobre o que tem pra fazer em Fortaleza, nele o Arthur comenta brevemente sobre o Bicicletar.
“A escolha dos locais a receberem esses mecanismos considerou determinados critérios como a existência de ciclovia ou ciclofaixa, fluxo de ciclistas, atendimento de todas as regiões da cidade, largura das ciclofaixas e disponibilidade de espaço na calçada ou canteiro para viabilizar a instalação dos parapés. Dentre as vias escolhidas, Avenida Domingos Olímpio, Avenida Godofredo Maciel, Avenida José Bastos, Rua Benjamim Brasil, Avenida Coronel Carvalho, Avenida Antônio Sales, Avenida Oliveira Paiva e Rua Oscar Araripe serão as primeiras contempladas com a intervenção”, diz a publicação da Prefeitura.
O que você achou da implantação dos parapés? Deixe seu comentário abaixo. E se você for ciclista e morar em Fortaleza e estiver lendo esse post, me conte se houve uma boa aceitação dos parapés na cidade.