Qualidade de vida, diversão, receio de aglomerações no transporte público ou mesmo a alta dos combustíveis. São tantos os motivos para ter uma bicicleta que a ONU criou um dia somente para elas, 3 de junho.
Data oficial para conscientizar sobre os vários benefícios de usar a bicicleta para transporte e lazer, não há dúvidas de que as magrelas caíram no gosto dos brasileiros.
E a expectativa da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), é que, em 2022, sejam produzidas 880 mil bicicletas no país. Seria até possível produzir mais, o gargalo está na falta de insumos no mercado internacional.
As estrelas da vez são os modelos elétricos: apenas em 2021, entre produção e importação, foram vendidas quase 41 mil unidades. E a expectativa de crescimento do mercado esse ano pode chegar a 50% com a retirada do imposto de importação para motores e a queda no preço.
E se há mais bicicletas rodando Brasil afora, a infraestrutura e a mobilidade precisam acompanhar. Segundo dados divulgados pela Abraciclo em 2021, a malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas capitais cresceu 40,8% em relação a 2018. Agora, são 4.279,7 km.
São Paulo é a cidade brasileira com maior malha cicloviária. Em 2021, eram 681 km, número que pode chegar a 1 mil km até 2024. Outra cidade que investiu pesado foi Salvador, que foi de 30 km a 310 km em oito anos. Recife é mais um bom exemplo: de apenas 24 km em 2013 chegou a 167 km em março de 2022.
Só que, infelizmente, nem só de boas notícias vive o mundo das bicicletas. Maceió, por exemplo, tem apenas 6 km de ciclovias e durante todo o ano de 2021 foram registrados 11 sinistros, um número 275% maior do que o observado durante o ano de 2020. E Bauru, cidade paulista que desde 2017 não investe em ciclovias, tem 32 km de ciclovias e um crescimento de 200% no número de vítimas fatais em acidentes.
Com mais acidentes, a procura por seguros de bicicletas também cresceu. Segundo dados levantados pela Kakau, plataforma digital de seguros liga e desliga, a procura por esse tipo de serviço cresceu mais de 200% de 2021 para 2022. As três cidades com maior procura são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (nessa ordem). E o modelo de bicicleta mais segurado foi o Hacker HDS, da marca Oggi.
Para comemorar e prestigiar o Dia da Bicicleta, a Kakau fará uma ação especial, durante todo o mês de junho. Todos que assinarem o plano Mobi, no período mencionado, ganharão 15% de desconto no primeiro mês com o voucher KAKAUMOBI15.
Sobre a Kakau Seguros
A Kakau é uma plataforma digital de seguros por assinatura se destacando no mercado como a primeira Insurtech Brasileira 100% digital a inovar com o uso de tecnologias, como “Machine Learning”, “NLP” e Ciência de Dados. Idealizada em 2016 e fundada em 2017, a plataforma busca diminuir a burocracia na contratação de seguros e no fornecimento de assistência quando necessário. Oferecendo em poucos cliques, acesso rápido e fácil desde a contratação, sinistro a assistência.
A Kakau oferece proteção por assinatura para bicicletas com Kakau Mobi e seguro para Celular e Tablet com o Kakau Protege 100% digital, sem carência e sem burocracia. Integrando assim o conceito de similaridade digital em seguros. O assinante Kakau conta com as recompensas progressivas, benefícios gratuitos para quem fica mais tempo, assinantes com 1 mês, 6 meses e 12 meses sempre serão premiados. Quanto mais tempo de assinatura, mais prêmios vai receber. Os benefícios são enviados por SMS.
Propósito social
Outro diferencial da Kakau Seguros é seu compromisso social, por meio de uma campanha de arrecadação para construção de moradias em comunidades carentes. O projeto Kakau Teto possui parceria com a TETO BRASIL, uma organização internacional presente em toda a América Latina. Até o momento, o site da Kakau Seguros informou um total de R$ 41 mil doados para o projeto.
Saiba mais no site da Kakau.
A Kakau Seguros adverte: reagir a assaltos é prejudicial à vida!