Campinas: Terceira faixa na Via Expressa Waldemar Paschoal aumenta em mais de 60% a fluidez do trânsito

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou menos ocorrências de lentidão de trânsito na Via Expressa Waldemar Paschoal após a implantação da terceira faixa de rolamento no trecho entre as ruas Doutor Quirino e Coronel Quirino, no sentido Bosque. As obras de abertura da faixa foram realizadas entre os dias 4 e 14 de abril de 2022.

Nos horários de pico da manhã, havia, em média, cerca de um quilômetro de lentidão. Os motoristas levavam de três a quatro minutos para cumprir o percurso. Depois da ampliação, estima-se que esse deslocamento seja feito em aproximadamente um minuto, em condições normais e desconsiderando os tempos dos semáforos.

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  • Entre 27 de março e 2 de abril, antes da implantação da terceira faixa, foram registradas lentidões que somaram 4,55 km de extensão, no sentido Bosque. Já na última semana de abril, entre os dias 24 e 30, foi totalizado 1,7 km de trânsito lento. Ou seja, uma queda de 62,6%, comparando as duas semanas. Os dados consideram as semanas completas, sendo uma imediatamente anterior à implantação da terceira faixa e a outra após, tirando as semanas com feriados prolongados.

    A terceira faixa da Via Expressa Waldemar Paschoal está interligada à terceira faixa da Rua General Marcondes Salgado, que recebe o trânsito das avenidas das Amoreiras, Prefeito Faria Lima e Prestes Maia.

    O fluxo de veículos e a segurança viária também melhoraram com o fechamento do acesso da Coronel Quirino à General Marcondes Salgado.

    Faixa reversível

    Na sexta-feira (13/05), das 6h30 às 8h, a Emdec realizou uma operação experimental de faixa reversível no trecho da Coronel Quirino entre a Avenida Doutor Moraes Salles e a General Marcondes Salgado, também para melhorar o trânsito na região.

    Os motoristas que chegavam pela Waldemar Paschoal com destino à Doutor Moraes Salles podiam permanecer à esquerda e seguir pela faixa esquerda da Coronel Quirino, excepcionalmente no contrafluxo. Já quem precisava acessar a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) ficava à direita e seguia pela General Marcondes Salgado. Agentes da Mobilidade Urbana trabalharam na operação, implantando a sinalização necessária e orientando os motoristas.

    Os resultados do projeto-piloto estão sendo analisados pela Emdec.

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