Bike Tour SP comemora 9 anos

Além de apresentar os principais pontos culturais de São Paulo, projeto fomenta a doação de alimentos para projetos sociais

67
Avenida Paulista
Foto de Gabriel Santos Fotografia por Pexels.com

O Bike Tour SP, projeto criado em maio de 2013 pelos irmãos André e Daniel Moral, com objetivo de fomentar a cultura sob duas rodas, comemora 9 anos. Com mais de 7500 passeios realizados, somando mais de 75 mil participantes, o projeto celebra a disseminação do conhecimento cultural sustentável passando pelos principais centros culturais e históricos e ainda, pontos inexplorados, que nem todos tem conhecimento na capital paulista.

O Bike Tour SP oferece passeios por regiões como Avenida Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Histórico (Antigo e Novo) e Vila Madalena de forma interativa e inclusiva. Com assistência de guias de turismo, monitores, equipamentos de segurança e som, o AudioTour, que informa dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português, inglês e espanhol, os grupos formados por até 15 pessoas desbravam o que a cidade tem de melhor.

“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.

E se engana quem pensa que apenas atletas se interessam pelo passeio. As rotas foram preparadas para receber todos que procuram por passeios alternativos e ao livre, brasileiros ou estrangeiros, já que o conteúdo é contado em português, inglês e espanhol. Adultos, crianças, pessoas com deficiência aproveitam ao máximo as pedaladas. “Já recebemos desde pessoas que puderam fazer um passeio de bicicleta pela primeira vez até senhoras com mais de 90 anos, que há muito tempo não faziam uma atividade como essa ao ar livre. É muito gratificante para nós”, conta Daniel Moral.

Com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, os passeios oferecem tradução simultânea em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atender o público com deficiência auditiva. Neste caso o participante recebe um tablet onde um vídeo apresenta o roteiro por meio de uma intérprete, além de contar com um triciclo trenzinho que comporta pessoas com deficiência física e visual, idosos e mobilidade reduzida.

“É uma grande alegria saber que a cidade de São Paulo conta com projetos como o Bike Tour SP, não só pela proposta, mas pela atenção que eles dedicam a incluir as pessoas com deficiência. A cultura e o lazer também são direitos fundamentais de qualquer cidadão e como eu costumo dizer, não basta convidar para o baile, também tem que tirar para dançar e nesse sentido o Bike Tour SP está no caminho certo”, comenta Sílvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

Funcionando como um negócio social, atualmente o Bike Tour SP também promove tours privativos todos os dias, atendendo principalmente turistas que estão de passagem pela cidade de São Paulo, em viagens mais curtas ou a trabalho. Além de tours corporativos – personalizados para empresas – para grupos pequenos e grandes, gerando assim um momento de descontração e interação entre a equipe, que muitas vezes trabalham de home office e conhecem pouco os colegas de trabalho.

“Nosso maior objetivo é voltar a ofertar todas nossas rotas de forma gratuita. Estamos em busca de novos patrocinadores e parceiros que apoiem a causa da mobilidade, cultura e solidariedade, para fazer com que ainda mais pessoas conheçam São Paulo de uma forma diferente: divertida, pedalando e ajudando quem precisa”, comenta Wesley Alves, coordenador do projeto.

O objetivo do Bike Tour SP é atender às reais necessidades de todos, de quem pedala e de quem é visto em vulnerabilidade. E para isso, o projeto incentiva a doação de 2 quilos de alimentos não-perecíveis, destinados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda famílias carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena. Ao longo desses 9 anos, foram arrecadados mais 117.198 quilos de alimentos. Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse o site.

Deixe seu comentário