22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Comunicação por áudio IP facilita o dia a dia dos passageiros do VLT na Baixada Santista

O sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista transporta, em média, 27.500 passageiros por dia. São 11 km de trajeto entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e a Estação Porto, em Santos, e para manter os usuários bem-informados, os pontos de espera contam com o SIMM.PRO – uma solução de gestão de sonorização e mensagens que opera em conjunto com as caixas de som IP da Axis Communications desenvolvido pela SilliS – Security Intelligence com tecnologia de ponta para enviar alertas e orientações para quem utiliza o transporte todos os dias, inclusive turistas, através de mensagens em painéis de LED e caixas de som.

Com a solução baseada na tecnologia de áudio IP da fabricante sueca Axis Communications, foi possível aprimorar a segurança e otimizar processos operacionais com comunicados agendados ou em tempo real. Assim, o VLT – reconhecido por oferecer uma viagem rápida, mas que preserva ruas e o patrimônio histórico da cidade portuária – alcançou uma ambientação sonora adequada às demandas do dia a dia e as que devem surgir com a expansão da linha.

“Um diferencial importante é que por possuir todos os componentes do sistema com comunicação IP (tanto caixas de som como painéis de LED), o SIMM.PRO possibilita o monitoramento em tempo real, facilitando a identificação imediata em casos de falhas, algo que seria improvável em implementações em sistemas analógicos de sonorização”, explica Marcel Minotelli, diretor técnico da SilliS.

Entendendo a solução IP

Com milhares de passageiros todos dias dependendo do serviço, a solução de sonorização do VLT precisava estar comprometida com a essencialidade do serviço público, agregando praticidade, funcionalidade, menos falhas e impacto positivo na experiência do usuário. Sendo assim, a SilliS optou por utilizar o software SIMM.PRO integrado ao AXIS Audio Manager Edge trabalhando em conjunto com mini speakers AXIS C1410.

“A solução de Sonorização IP da Axis em conjunto com Gestão de Reproduções e Mídias do SIMM.PRO, cria um ecossistema único de gestão centralizada da comunicação de áudio e mensagens nos painéis de LED de forma individual para cada estação do VLT”, finaliza Marcel Minotelli.

O alto-falante AXIS C1410 foi projetado para ser um equipamento compacto, mas com amplo alcance sonoro. A unidade “all in one” dispensa o amplificador de potência e o processador de sinal (DSP). O processamento de sinal digital pré-configurado produz voz clara em todas as ocasiões e a memória interna comporta mensagens pré-gravadas, ou, a equipe responsável também pode responder a notificações com comunicados de voz em tempo real.

Além disso, o microfone embutido permite que a comunicação seja bidirecional, possibilitando que haja uma resposta imediata das pessoas que estão presentes do outro lado.

Outra vantagem é que através do aplicativo SIMM.PRO integrado ao AXIS Audio Manager Edge, é possível realizar a gestão de ilimitadas zonas com até 200 alto-falantes em cada zona e controlar os anúncios que serão realizados ao longo do dia, semana, mês ou ano de uma só vez de forma ágil e proativa. Assim, é possível garantir que toda a extensão do VLT da Baixada Santista receba alertas sonoros e em texto a fim de facilitar a viagem dos moradores e turistas do litoral paulista.

Sobre a Sillis

Há 10 anos no mercado, a SilliS é uma integradora IT e desenvolvedora de softwares com foco em fornecimento de soluções de segurança de ponta, levando para os seus clientes o que há de mais inovador em videomonitoramento, controle de acesso videowall e muito mais!

Além disso, eles oferecem um serviço totalmente remoto e contam com um time de especialistas certificados prontos para apoiar a sua equipe de TI e corrigir possíveis falhas em seu sistema de vigilância.

Sobre a Axis Communications

A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.

Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS