A SPObras lançou na terça-feira (19/4) a licitação para a contratação das obras de requalificação dos calçadões do Centro Histórico; o edital está disponível no site e-negocioscidadesp. Ao todo, serão 30 ruas requalificadas, visando a valorização urbanística do Centro e proporcionando mais segurança, mobilidade e acessibilidade universal aos transeuntes. As obras foram divididas em dois lotes e estão previstos 22 meses para sua execução, com investimentos de R$ 80 milhões.
O Centro Histórico paulistano conta com importantes pontos turísticos de valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico e paisagístico. Na região, circulam cerca de dois milhões de pessoas por dia, tanto para o trabalho, como para o turismo. A área contém importantes centros culturais, bares, restaurantes, edifícios históricos, concentração de comércio especializado, além de diversos serviços públicos nas áreas de saúde, assistência social, cultura, entre outros.
A SP Urbanismo é a responsável pela conceituação da proposta urbanística do projeto, concebido para promover melhor uso e ocupação do espaço público pela população, tornado-o mais convidativo e seguro.
A SPObras é responsável pela contratação da elaboração do projeto básico e executivo, que consiste na reforma dos pavimentos das calçadas e calçadões do centro histórico, aumentando sua resistência ao tráfego intenso; implantação de acessibilidade universal; nova sinalização turística; instalação de novo mobiliário urbano, proporcionando áreas de convivência adequadas; implantação de nova iluminação funcional e cênica; reestruturação da infraestrutura subterrânea de drenagem; e implantação de valas técnicas para melhor ordenamento das redes de telecomunicações. A SPObras é responsável também pela gestão ambiental e de interferências do empreendimento.
O projeto em desenvolvimento abrange uma área de cerca de 63.000 m², contemplando as seguintes ruas:
- Rua Líbero Badaró
- Rua São Bento
- Rua Boa Vista
- Rua Benjamim Constant
- Rua José Bonifácio
- Praça do Ouvidor
- Praça da Sé (Entre a Rua Benjamim Constant, Rua Venceslau Brás, Rua Floriano Peixoto e Largo do Páteo do Colégio)
- Largo São Francisco
- Rua Senador Paulo Egídio
- Rua Quintino Bacaiúva
- Rua Barão de Paranapiacaba
- Rua Anchieta
- Praça Padre Manuel da Nóbrega
- Largo da Misericórdia
- Rua do Tesouro
- Rua da Quitanda
- Rua Direita
- Rua Álvares Penteado
- Largo do Páteo do Colégio
- Rua XV de Novembro
- Rua Três de Dezembro
- Rua do Comércio
- Largo do Café
- Rua Doutor Miguel Couto
- Rua Álvares Penteado
- Largo do Páteo do Colégio
- Rua XV de Novembro
- Rua Três de Dezembro
- Rua do Comércio
- Largo do Café
A iniciativa representa o resgate do valor histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico do centro da cidade, incentivando suas várias formas de uso e reforçando sua identidade como polo de atração turística.