19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de Sorocaba e Urbes iniciam operação do Sistema Rápido Rural no transporte coletivo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, iniciou, nesta segunda-feira (25/04), a implantação do Sistema Rápido Rural no transporte coletivo. A iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais do município, fazendo a ligação com os miniterminais do transporte coletivo na cidade.

O lançamento do novo sistema, que começa a funcionar pela linha A30/1 Genebra – Inhaíba e conta com a parceria da empresa City Transportes, ocorreu no Miniterminal de Brigadeiro Tobias. Inicialmente, um ônibus foi preparado com pneus para operação extrema em itinerário de terra e recebeu layout diferenciado.

“É uma experiência inovadora e tenho certeza que será um exemplo de sucesso e servirá de modelo para outras cidades. Os ônibus vão transitar por estradas de terra, faça sol ou chuva. Essa configuração vai permitir evitar os desvios em dias de chuva. Com isso, vamos dar mais agilidade e também conforto às viagens dos passageiros”, apontou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local.

“O Sistema Rápido Rural operou em fase de testes na linha 33 Mato Dentro, até Aparecidinha, e foram feitas adequações preliminares para definir o melhor tipo de pneu, compatível com a carroceria do ônibus e com as condições das vias de terra, para garantir a eficácia do sistema”, explicou o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto.

A meta da Urbes é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 14 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade. “Essas mudanças fazem parte de um conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba e vem a somar com o chamado Sistema Rápido Sorocaba (saiba mais, abaixo)”, complementa.

A City Transportes esteve representada pelo seu diretor financeiro, Marcos José Monzoni Prestes. “A City veio à Sorocaba, com o objetivo de modernizar o transporte público e criar soluções inovadoras, como esta, tendo a Prefeitura como parceria em todas as nossas iniciativas”, disse ele, junto do gerente de operações da City, Nélson Delgado Filho.

Também participaram do ato os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, e do vereador Fábio Simoa.

Sistema Rápido Sorocaba

O Sistema Rápido Rural é um complemento do Sistema Rápido Sorocaba, que começou a ser implantado no ano passado pela atual Administração Pública, com a revitalização dos Miniterminais de Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias. As linhas que atendem a essas regiões passaram por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar os percursos, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo maior conforto aos usuários.

Segundo a Urbes, ao todo, estão previstos 18 miniterminais na cidade, para uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos. Os novos miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos. O próximo a ser entregue revitalizado é o do Éden, cujas obras estão em fase final.

O Sistema Rápido Sorocaba é composto por linhas no modelo tronco-alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo atendida por veículos menores, que circulam pelos bairros de cada uma dessas regiões. Os ônibus que operam nesses pontos são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.

O usuário poder ir de um bairro, em determinada região, para outro, pagando apenas uma tarifa. Por meio da integração temporal, é possível usar o sistema mais três vezes, para acessar outros pontos da cidade, dentro de um período de duas horas, para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS