Plano Regional de Mobilidade Sustentável é debatido em encontro em Praia Grande

O Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista é uma ação regional que deverá apresentar diretrizes gerais e propostas de soluções integradas de transporte para a área metropolitana, atendendo a princípios de sustentabilidade, equidade, gestão participativa e inclusão social. E o trabalho foi tema de reunião técnica realizada na Prefeitura de Praia Grande, na segunda-feira (11/4), que contou com a presença da prefeita Raquel Chini, além do diretor adjunto técnico da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e da Setec Hidrobrasileira, Luís Fernando Di Pierro, empresa responsável pela elaboração do plano. Na oportunidade, foram apresentadas características importantes do sistema de transportes e mobilidade da cidade.

A ação é promovida pelo Programa Euroclima+ (da União Europeia, que financia ações de redução dos efeitos das mudanças climáticas e adaptações a elas), através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com base nas Diretrizes de Desenvolvimento e Execução de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da iniciativa Mobilise Your City.

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Durante a visita, a equipe de Praia Grande composta também pelo subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Rui Smith, e pelo secretário de Transportes, Leandro Avelino, apresentaram aos presentes projetos relacionados à implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido), além de apresentar o cenário viário e de transporte atual da cidade.

A prefeita Raquel Chini salientou a importância do plano para a melhoria do sistema existente na região. “Moramos numa região metropolitana, que tem características e problemas afins. Esse diagnóstico é essencial para conhecermos a fundo o panorama atual da mobilidade não somente da nossa cidade, mas também o impacto nos demais municípios. A meta é encontrar soluções integradas para os problemas levantados”.

Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista

O processo para a elaboração do Plano conta com 6 módulos. O primeiro chamado de “Planejamento” conta com a definição do plano de trabalho, coleta de dados iniciais, avaliação da mobilidade pós-Covid-19, mapeamento dos atores interessados e elaboração do plano de Comunicação. O segundo módulo, “Diagnóstico”, terá coleta e análise de dados socioeconômicos, demográficos, institucionais e regulamentares, de infraestrutura e oferta de transporte, demanda por mobilidade e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Na sequência, será o módulo 3, “Prognóstico”, com definição da visão e objetivos estratégicos para os próximos 20 anos, elaboração de cenários de mobilidade para o curto, médio e longo prazos, modelagem, análise e comparação dos cenários. O quarto módulo, “Plano de Ação e Financiamento”, conta com a elaboração das medidas para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade com avaliação de prioridades, estimativas de custo, financiamentos disponíveis, cronograma de implementação e plano de ação.

Já nos módulos 5 e 6, “Participação e Implementação”, a gestão de processo de comunicação e participação social com atores institucionais e cidadãos através da organização de fóruns, oficinas, audiências públicas e estratégias de capacitação.