A CPTM segue com as obras de expansão da linha 9-Esmeralda. Apesar da operação ser de responsabilidade do setor privado, as obras de expansão da malha até o bairro de Varginha, no extremo sul da cidade de São Paulo, seguem sob a responsabilidade do Estado.
A estação Bruno Covas Mendes-Vila Natal foi entregue em agosto de 2021, e por enquanto, segue funcionando em horário reduzido e desmembrada do resto da circulação (Osasco-Grajaú). Ainda não se sabe quando a estação de fato vai servir à população daquela região onde foi erguida.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As obras no entorno da estação Mendes seguem com a implantação de um viaduto ferroviário por onde irão passar os trens rumo à futura estação Varginha.
O Presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que está sendo feito a pavimentação da Estrada dos Mendes e a concretagem do viaduto ferroviário na Estação Bruno Covas-Mendes-Vila Natal.
A futura estação Varginha deve ser entregue até o fim deste ano.