21.1 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024

Mogi das Cruzes: Pronto! terá linhas circulares para ligar os terminais e atender o Centro

O Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes, terá novidades para a ligação entre os terminais Central e Estudantes e para o atendimento dos passageiros que desejam ir ao Centro da cidade ou a estabelecimentos de atendimento médico. A Linha Expressa e as três Linhas Circulares começarão a operar no domingo (03/04), com o início do projeto piloto, e terão integração gratuita com as outras linhas do sistema para os passageiros que utilizam o cartão.

Uma das grandes novidades do Pronto! será a Linha Expressa, que ligará os terminais Central e Estudantes sem paradas em pontos, em um sistema semelhante ao que é utilizado pelo metrô. Os ônibus terão a frente na cor laranja, para facilitar a identificação pelos passageiros, e a programação é para que tenham intervalos de cinco minutos, para facilitar a mobilidade dos passageiros entre os terminais.

A Linha Expressa utilizará o corredor da Rua Doutor Ricardo Vilela para a ligação entre o Terminal Estudantes e o Terminal Central. Já no sentido oposto, a passagem será pela Rua Navajas. A previsão é que o itinerário entre os dois terminais seja feito em cerca de 10 minutos.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes

Já para os passageiros que chegam à região central de Mogi das Cruzes em busca de atendimento médico, a melhor opção será a Linha Circular Saúde, que passará por diferentes estruturas de atendimento. A linha também terá uma identificação especial para facilitar a diferenciação, com a frente na cor azul.

O Circular Saúde atenderá o Pró-Criança, o Pró-Hiper, o Pró-Mulher, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e a Santa Casa. Além disso, também fará passagem pelo Mercado do Produtor, pelo Shangai, pelo Largo Bom Jesus e pela Justiça do Trabalho.

Para os passageiros que vão à região central para trabalhar, fazer compras ou em busca de algum serviço e desejam descer em algum ponto fora dos terminais, as melhores opções são das Linhas Circular Centro e Circular Centro via Rua Ipiranga. Estes dois itinerários serão feitos por ônibus com o padrão do sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes.

Saindo do Terminal Central, a Linha Circular Centro passará pelas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes, Largo do Carmo, Praça Coronel Benedicto de Almeida e Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, até chegar ao Terminal Central. No sentido oposto, serão atendidas a Praça Oswaldo Cruz, a Rua Barão de Jaceguai, a Santa Casa, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping.

Já a Linha Circular Centro via Rua Ipiranga, ao deixar o Terminal Central, atenderá a Praça da Bandeira, a Rua Ipiranga, a Praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo do Carmo, Rua Otto Unger, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping, até chegar ao Terminal Estudantes. No outro sentido, os ônibus passarão pelos corredores da Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e Doutor Ricardo Vilela.

Projeto Piloto

O projeto piloto do sistema Pronto! será iniciado no domingo (03/04), com linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú. A principal novidade do novo sistema Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida garante viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.

As linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central. A estimativa é que estas mudanças tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido – do Centro para o bairro e vice-versa. Com isso, será possível a ampliação no atendimento nas duas regiões.

Para orientar os passageiros, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está desenvolvendo uma série de ações para divulgação das alterações. O trabalho compreende a distribuição de materiais informativos e comunicação visual para facilitar a movimentação dos passageiros.

Para mais informações, os passageiros também podem utilizar o telefone 4798-5122, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que também funciona para mensagens do aplicativo WhatsApp.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS