Metrô-DF abre licitação para modernização de sistemas

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou um edital para realizar a modernização do Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego.

O Metrô-DF vai investir R$ 13 milhões nas modificações do transporte público.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O objetivo da licitação é manter os Postos de Controle Locais de Tráfego (PCTs) e Posto de Controle Central de Tráfego (PCC) – sistema responsável pela organização e segurança de toda a movimentação dos trens e veículos auxiliares – atuando de forma automatizada nas composições da frota.

    A modernização compreende o transporte e entrega dos bens e software de gerenciamento, serviços de instalação, configuração, migração e virtualização de servidores PCT e dos Clusters. Além disso, haverá treinamento, capacitação e transferência de tecnologia para a operação dos servidores, do processo completo de virtualização e do software de gerenciamento.

    A iniciativa faz parte do processo de modernização do Metrô-DF, que vem ocorrendo de forma gradual, e inclui o Sistema de Transmissão de Dados (STD), o Sistema de Rádio e Telefonia e o novo Sistema de Bilhetagem, já em fase de teste.

    Também está em curso o processo de licitação para a modificação do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia.

    Com o investimento aproximado de R$ 49 milhões, a pretensão é que as obras ocorram no Centro de Controle Operacional e em todas as 17 subestações da companhia, sendo que essas são as responsáveis por receber a energia da concessionária local e distribuir aos sistemas fixos e móveis do Metrô-DF.