22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Prefeitura de São Paulo inicia obras de requalificação do entorno da esquina histórica formada pelas avenidas Ipiranga e São João

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, iniciou, neste mês de abril, as obras de requalificação e valorização do entorno do cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. O Projeto Esquina Histórica prevê a reforma de calçadas e travessias de pedestres, restauração dos postes ornamentais de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea, e recapeamento asfáltico, entre outras ações. A região também ganhará uma praça. O objetivo é resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano de requalificação da região central.

A preparação para a obra, iniciada agora em abril, começou em fevereiro deste ano. Foram desenvolvidos estudos de topografia, projetos básico e executivo e plano de ação. O custo da obra está estimado em R$ 4,9 milhões e é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). A expectativa de conclusão é de 180 dias.

As intervenções serão realizadas na Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e na região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nébias e dos Timbiras e Avenida São João.

As obras serão executadas em etapas. Elas se iniciaram nas calçadas da Avenida Ipiranga, no trecho entre a Avenida Rio Branco e Rua do Boticário. Para esse e demais passeios públicos da área de intervenção, o Município implantará piso de concreto para proporcionar caminhos mais seguros à população. Esta ação levará em consideração a acessibilidade e o patrimônio histórico. Todas as guias feitas de granito e que remetem a uma São Paulo antiga serão preservadas. Nas esquinas, elas serão rebaixadas para ampliar a acessibilidade a qualquer cidadão.

Ainda na região da Avenida Ipiranga, a Prefeitura implantará uma faixa de pedestre em formato de “x” (diagonal) para tornar mais rápida e segura a travessia. Também são previstas a restauração dos postes ornamentais de iluminação, a instalação de novas placas de identificação das ruas, o ordenamento da fiação elétrica aérea e o recapeamento asfáltico.

O projeto propõe ainda para o local a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da São Paulo antiga. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e tocador de realejo. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nébias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça. A ideia é requalificá-la por meio da ampliação das calçadas, redução das travessias, revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres. A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e plantio de novas árvores também serão executados.

O Projeto Esquina Histórica integra um amplo plano de requalificação da região central. Ele inclui outras ações, como a requalificação de calçadões e calçadas do Centro Histórico, a reforma do Vale do Anhangabaú, o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, o Belvedere Roosevelt, o uso do Elevado João Goulart (Minhocão) como espaço de lazer e o Programa Requalifica Centro, que incentiva o retrofit de prédios antigos da região.

A expectativa é que esses projetos promovam transformações no centro de modo a atrair investimentos e estimular que proprietários promovam melhorias em edifícios do local, como a restauração de fachadas. Para essa opção, a SP Urbanismo desenvolveu o Manual do Centro Histórico. Clique aqui para acessá-lo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS