Para finalizar a sequência de ações do “Abril Azul” – mês de conscientização do autismo, a CPTM preparou na terça-feira (19/4), pela manhã, uma visita monitorada com crianças autistas e seus responsáveis. A ocasião teve como intuito ensinar aos convidados, de maneira mais descontraída e na prática, curiosidades sobre os trens.
Esta foi uma iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social da CPTM. “A ideia do Comitê é trazer luz para ações sociais e de inclusão, além de ser um facilitador dentro da companhia pra realizar campanhas como o ‘Abril Azul’. Nossa proposta aqui é conscientizar, dar visibilidade e trazer uma reflexão sobre o tema e o comportamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que ainda sofrem muito preconceito pela sociedade”, ressalta Rodrigo Assis, Coordenador do Comitê de Responsabilidade Social.
Os visitantes, que se denominam “forastrilho” (apaixonados por Trem e Ferrovia), foram conduzidos primeiramente à estação Brás para conhecer os simuladores dos trens. No local, o supervisor, mais conhecido como Magalhães, iniciou a visita com uma apresentação a respeito do local e como iria funcionar a ocasião. Lá as crianças brincaram de dirigir os trens e aprenderam como funciona o CCO da empresa.
Em seguida o grupo seguiu para a estação Luz, no qual foram recebidos pelo chefe da estação, Odair Farias (DOE). O executivo os acompanhou para visitarem, pela primeira vez, uma oficina ferroviária. No pátio, as pessoas puderam entrar na cabine do trem, de um guincho, observar um trilho de perto, entre outras coisas que proporcionou muita diversão às crianças.
Para finalizar a visita, os convidados receberam brindes especiais da CPTM com camisetas e canetas com o logo da empresa.