Fórum de mobilidade apresenta impactos positivos do Túnel Santos-Guarujá

O 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana, realizado nesta sexta-feira (18/03), no Santos Convention Center (Ponta da Praia), destacou os impactos positivos da travessia seca entre Santos e Guarujá no desenvolvimento portuário e na mobilidade urbana.

Promovido pela Uvebs (União dos Vereadores da Baixada Santista), o evento demonstrou, por vídeos, painéis e palestras, as características, o tipo de construção e intervenções necessárias ao empreendimento.

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  • O túnel fará a ligação em menos de cinco minutos entre as duas cidades. O deslocamento será facilitado por três pistas, distribuídas entre veículos de passeio e de carga, ciclovia, pedestres, além de capacidade para absorver o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). Caso seja implantada, a obra beneficiará mais de 40 mil pessoas, que atualmente utilizam a travessia de balsas e barcas entre os municípios.

    A expectativa, dentro de um modelo atualizado do projeto, é de que será reduzida a necessidade de desapropriação e reassentamento, em comparação ao projeto anterior.
    O fórum teve a participação de diversas autoridades das esferas municipal, estadual e federal, além de técnicos e especialistas em engenharia. O prefeito Rogério Santos, também presente, falou da expectativa pela ligação.

    “Temos trabalhado bastante para que os projetos em Santos saiam do papel. O projeto do túnel é centenário e já até possui o EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental). O tema já foi debatido com a população e ambas as cidades já realizaram audiências públicas. Agora estamos na expectativa de sua implantação, com a possibilidade de um financiamento desse projeto por meio do governo federal.”

    A obra será feita com escavação e aplicação de módulos de concreto no subsolo, não havendo interferência na profundidade de leito do canal. Dessa forma, o túnel não limita a navegação de grandes navios, nem cria obstáculos para a expansão do Porto.

    CURIOSIDADE

    Ainda durante o evento, o chefe do Executivo santista lembrou das semelhanças entre o primeiro projeto, desenhado em 1927, e o atual, elaborado há 10 anos e atualizado pela Santos Port Authority, em 2019.

    “O túnel é discutido há muito tempo. Curiosamente essa ligação desenhada pelo engenheiro Enéas Marino, há 95 anos, é praticamente no mesmo local do atual projeto. Inclusive, a primeira versão já previa a presença do bonde, e hoje temos o VLT como uma realidade, que também pode ser integrado ao Túnel”, concluiu o prefeito.