Uma nova ferramenta tecnológica da Prefeitura de São José dos Campos vai permitir o mapeamento digital da qualidade do asfalto nos mais de 2.800 quilômetros de vias públicas pavimentadas da cidade a partir deste mês.
O lançamento do programa “De Olho no Asfalto” acontece nesta quarta-feira (16/03) por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Pela tela do computador, será possível verificar o estado atual de conservação do asfalto na malha viária e acompanhar sua evolução com o tempo, além de avaliar situações atípicas, como danos provocados por obras e a velocidade da degradação.
Inovador, o programa irá utilizar um sistema de georreferenciamento de anomalias no pavimento por sensoriamento remoto, visão computacional e inteligência artificial. O novo sistema está em consonância com a utilização de tecnologias inovadoras de boas práticas de gestão pública, previstas no plano de trabalho das Cidades Inteligentes.
Para isso, a Prefeitura contratou o Grupo GeoVista, vinculado à Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia para mapear a qualidade viária por meio de dispositivos eletrônicos acoplados em veículos e na criação de uma plataforma digital. O contrato, no valor de R$ 552 mil, terá 12 meses de duração.
O sistema consiste na instalação de dispositivos (sensores) em 30 veículos – 15 da frota municipal (Guarda Municipal, Defesa Civil, Fiscalização e Postura, Mobilidade e Urbam) e outros 15 em veículos privados de aplicativo e táxis para a captação de anomalias no pavimento enquanto trafegam. O sensor de vibração associado ao GPS de um smartphone registra o local georreferenciado de cada trecho rodado associado a trepidação.
O sistema permite o registro, por exemplo, do grau de desgaste da via, buracos, valetas, remendos, trincas, rachaduras e fissuras. Também é possível o monitoramento da durabilidade do pavimento e dos serviços executados. Esses registros são enviados a um banco de dados hospedado em nuvem.
Também será instalado em alguns veículos um dispositivo com câmera para possibilitar uma visão computacional. Serão instaladas até seis câmeras para a identificação geolocalizada de anomalias. A ferramenta será utilizada para identificar a necessidade de reparos mais profundos nas vias, além de analisar itens como tampas de poço de visita, bueiros, grelhas, lombadas, bem como as laterais das vias como árvores, postes e placas de sinalização.
O objetivo do programa é medir as condições do asfalto diariamente. Com isso, São José dos Campos passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica, agora para planejar investimentos em obras de recapeamento e recuperação viária. Atualmente o processo de análise e avaliação das vias públicas é feito por servidores ‘in loco’ de forma visual ou por meio de contratações específicas.
Plataforma de monitoramento
A plataforma de monitoramento online possui painéis virtuais com mapas eletrônicos de classificação da qualidade das vias com apontamento das prioridades de manutenção do sistema viário. O sistema também possibilita o levantamento de dados por região da cidade, data, tipo de malha viária (rua, avenida, alameda, estrada, rodovia), qualidade do pavimento, além de métricas de evolução. Também é possível a geração de gráficos e relatórios com dados sobre a evolução das vias recapeadas.
O uso da nova tecnologia permitirá que as obras sejam realizadas nos trechos com prioridade de intervenção, melhorando a eficiência na aplicação dos recursos públicos por meio de critérios objetivos.