Quem utiliza as ciclovias de Praia Grande no caminho do trabalho, estudos e lazer já deve ter notado que algumas destas vias estão diferentes. A Prefeitura está readequando as vias exclusivas para bicicletas, seguindo o novo Manual de Sinalização Cicloviária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tem como objetivo evitar acidentes. Atualmente, as melhorias estão acontecendo no Bairro Solemar, nas Ruas Coelho Neto e Graça Aranha.
A previsão é que as mudanças sigam no trecho pelos próximos dias. Os primeiros equipamentos a serem reestruturados na cidade ficam na Avenida Irmãos Adorno, no bairro Sítio do Campo; e na Rua Odette Salimão, na altura da Avenida do Trabalhador, no bairro Antártica.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As ciclovias dos locais estão ganhando trechos na cor vermelha, na altura dos cruzamentos viários, aumentando a visibilidade dos condutores de veículos que passam pela via. Além disso, o equipamento está ganhando também sinais de sentido de circulação viária e identificações sobre o uso exclusivo de bicicletas na via.
O manual tem como objetivo disciplinar os requisitos técnicos mínimos a serem observados na construção de infraestruturas cicloviárias no Brasil. Os critérios técnicos visam a redução da quantidade e da severidade de acidentes envolvendo ciclistas, promovendo a convivência segura entre os demais modos, estimulando assim a mobilidade por bicicleta.
Praia Grande conta atualmente com 98,9 km de vias exclusivas para o uso de ciclistas, o que já rendeu ao Município cinco títulos “Cidade Amiga da Bicicleta”. Com isso, Praia Grande é a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País.
A intenção da Setran é, aos poucos, adequar todas as ciclovias às normas, para que nos próximos meses os locais exclusivos para uso de ciclistas estejam com as novas sinalizações.
“A Prefeitura sempre busca incentivar a utilização deste meio de transporte mais sustentável e menos poluente, que promove melhor mobilidade urbana e atitudes mais saudáveis, tudo com muita segurança. Para isso, a Administração Municipal sempre procura seguir as sinalizações mais adequadas para cada modal”, explicou a diretora de Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita.
Manual
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, abrange as sinalizações verticais e horizontais, dispositivos auxiliares, sinalização semafórica e sinalização temporária determinadas pela Resolução Contran nº 160, de 22 de abril de 2004, sendo composto por 9 volumes. O oitavo conta com as definições da Sinalização Cicloviária.
Mais detalhes sobre o manual podem ser acessados neste link.