Prefeitura de Piracicaba revitaliza sinalização viária em avenidas e ciclofaixa

Duas das principais avenidas da cidade, a Doutor Paulo de Moraes e Rio das Pedras, que ligam diversos bairros de Piracicaba, receberam serviços de revitalização viária, como reforço na sinalização horizontal e instalação de placas indicando a velocidade máxima na via. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), ocorreu entre os dias 15 e 22 de março de 2022.

No mesmo período os serviços também foram executados no bairro Santa Rita, onde os trabalhos da equipe ficaram concentrados na sinalização vertical da ciclofaixa, para reforçar que a área é de circulação exclusiva de bicicletas, e nas ruas Carlos Sachs, no bairro Santa Terezinha e Aparecida Augusto, na Vila Sônia, que receberam reforço na sinalização horizontal.

A ciclovia no Santa Rita recebeu sinalização vertical (Foto: Justino Lucente)

Os serviços são executados principalmente no período noturno, para garantir mais segurança das equipes, devido ao intenso fluxo de veículos durante o dia. A ação faz parte da estratégia da Semuttran, que realiza sistematicamente uma série de serviços de revitalização e reforço de sinalização de trânsito horizontal e vertical em ruas e avenidas da cidade, com objetivo de garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas no trânsito.

Reforço da sinalização na Rua Aparecida Augusto (Foto: Divulgação)

Os serviços de revitalização viária realizados pela Semuttran incluem também faixa de pedestre, lombada, faixa elevada, eixo de rua, pare, zebrado, faixa de canalização e desaceleração, Linha de Redução de Velocidade (LRV), entre outros.

De acordo com a Semuttran, a tinta especial utilizada na sinalização horizontal contém microesferas de vidro, que permitem melhor visualização por refletir a luz dos veículos. Quando necessário, os serviços também incluem a instalação de tachão e tachinha e troca de placas da sinalização vertical e aérea.

Avenida Rio das Pedras foi revitalizada (Foto: Divulgação)