A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes iniciaram estudos para implantação de ônibus elétricos no transporte público da cidade, ainda neste ano de 2022. Após uma fase de testes que já está sendo viabilizada, o objetivo inicial é disponibilizar 10 ônibus elétricos em parceria com a empresa City Transporte, uma das concessionárias que atuam em Sorocaba. Neste caso, Sorocaba seria o primeiro município do interior do Estado de São Paulo a adotar essa tecnologia.
A primeira reunião para discutir o assunto ocorreu na segunda-feira (28/3), na sede da Urbes, com a participação do secretário municipal de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); do diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto; do diretor financeiro da City Transporte, Marcos José Monzoni Prestes, e do gerente de operações da City, Nélson Delgado Filho; além da diretora comercial da empresa Eletra Industrial, Iêda Maria Oliveira, e de diretores da Urbes.
Os ônibus, no modelo “Padron”, tem a partir de 12,5 metros de comprimento, chassi Mercebes-Benz, carroceria Caio, baterias Weg, freios ABS elétricos e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de até 250 quilômetros e o sistema de tração exclusivamente elétrica dispensa câmbio. Foi totalmente desenvolvido no Brasil, em sintonia com a demanda de mobilidade e do transporte de passageiros do País, e o mesmo modelo já opera em outras cidades, como São Paulo e São Bernardo do Campo.
“Trata-se de uma alternativa viável à mobilidade urbana, eficiente e sustentável, equipada com tecnologia que permite uma condução suave e silenciosa, além de confortável aos passageiros. A proposta vai ao encontro da missão de transformar Sorocaba em uma cidade humanizada e inovadora, além de referência no País, que está sendo colocada em prática pela atual Administração Municipal”, destaca o diretor-presidente da Urbes.
O diretor financeiro da City Transporte concorda, tanto é que aposta na escolha de Sorocaba para desenvolver, de forma pioneira, a eletromobilidade no transporte público. “Temos nossos parceiros para produzir os veículos e consideramos Sorocaba a cidade perfeita para a realização desse projeto inovador. Vamos, junto com a Urbes, estudar os investimentos no sistema. Em princípio, o investimento é mais dispendioso, mas as vantagens são imensas”, pondera.
A empresa Eletra Industrial é fornecedora dos veículos elétricos e uma das parceiras da City Transporte no projeto. O custo de manutenção de um ônibus elétrico representa 36% do despendido com o modelo tradicional, movido a diesel, e a lona de freio também dura quatro vezes mais que no convencional, por exemplo. O consumo médio é de 1,6 kWatt/hora, por quilômetro rodado.
“Não há emissão de fumaça, barulho e de material particulado dos pneus. É mais conforto e qualidade de vida para quem é transportado, assim como para aqueles do lado de fora do ônibus, os pedestres, ciclistas e moradores da vizinhança”, frisa Iêda Maria Oliveira.
A Urbes ainda definirá, em parceria com a City Transporte e com a fornecedora dos veículos, em qual linha de ônibus ocorrerá a realização dos testes técnicos do modelo elétrico. Uma consulta também está sendo feita à CPFL Piratininga, quanto à disponibilidade de oferta de energia elétrica para carregamento dos veículos. Tudo vai depender de uma análise detalhada, com base na rota, extensão e infraestrutura disponíveis, inclusive, para definição de como será a recarga dos ônibus: em bases fixas ou em pontos ao longo do itinerário, sem necessidade de parada.
“Sorocaba vai entrar na era da eletromobilidade, promovendo novas tecnologias que estão alinhadas às tendências mundiais de sustentabilidade, assegurando mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável”, finaliza o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.