O Metrô de São Paulo realizou nesta quinta-feira, dia 17 de março de 2022, a audiência pública sobre a licitação para a aquisição de 44 novos trens.
As novas composições servirão para atender a expansão da Linha 2-Verde em progresso até o bairro da Penha, na Zona Leste da capital, e também para substituir os trens da frota E, que são os únicos atualmente a operar sem ar-condicionado. Além disso, parte da nova frota, também deve atender as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
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Diferenciais
Os novos trens devem seguir o padrão GoA4, que é o mais alto nível de automatização existente no momento. Nele não há presença do operador do trem na cabine. Esse sistema é o mesmo utilizado nas linhas 4-Amarela e 15-Prata (monotrilho).
A abertura de portas dos novos trens devem seguir o mesmo padrão que existe nos trens da série 2000 da CPTM, onde ela ocorre na parte externa. Segundo a companhia, esse modelo é o que menor apresenta falhas e ainda amplia o espaço interno do carro (vagão).
As composições contarão também com “open gangway”, a passagem livre entre o carros. Isso beneficia a passagem dos passageiros entre os carros, melhorando o dimensionamento do fluxo dentro das composições.
Os novos trens terão capacidade para transportar 1800 passageiros, onde apenas 232 poderão viajar sentadas. O motivo disso é que a configuração dos bancos será de “layout misto”, ou seja, semelhante aos trens mais recentes da CPTM, com assentos laterais e outros no sentido transversal.
Segurança
Segundo apresentação da companhia, será instalado em todos os truques dos trens, um sistema de detecção de descarrilamento. Com esse sistema será possível a qualquer sinal de problema acionar o freio de emergência de forma automática.
Além disso, o sistema de freios dos trens será duplo, com frenagem principal por modo elétrico e secundária por atrito, além de contar com o ABS, que impede deslizamentos e até patinagens.
Consumo de energia
O nível de consumo de energia dos novos trens será 10% a menos do que os atuais, por conta do sistema de tração por corrente alternada.
Tomadas USB
Cada carro (vagão) terá oito unidades de conexão USB, cada uma delas com duas entradas. Elas terão baterias capazes de suportar todos os equipamentos plugados por 60 minutos.
Quando chegam?
Para essa encomenda de fato sair do papel, o Metrô aguarda finalizar os trâmites burocráticos em relação ao seu empréstimo junto ao Banco Mundial, que é o que vai financiar a aquisição.
Quando todos esses trens estiverem em operação, o Metrô de São Paulo terá 100% de sua frota com ar-condicionado.
Veja a apresentação completa: