A CPTM têm realizado obras de readequação do sistema de tração, rede aérea e entre outros, que devem possibilitar a chegada das linhas 11-Coral e 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital.
O objetivo é expandir as duas linhas, que hoje utilizam à estação Luz como terminal.
A empresa quer também, aumentar a oferta de lugares na Linha 13-Jade, através do serviço Expresso Aeroporto, tornando-o mais atrativo, levando-o do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, até o Terminal Multimodal da Barra Funda, que abriga além das linhas da CPTM e da ViaMobilidade, a linha 3-Vermelha do Metrô, um terminal de ônibus com linhas da SPTrans e da EMTU, e o terminal rodoviário.
Para que isso ocorra, a CPTM trabalha atualmente nas intervenções da via permanente, rede aérea, sistemas de energia e de sinalização. Tudo isso para auxiliar na operação das duas linhas até a Barra Funda.
O valor inicial do empreendimento está orçado em R$ 158 milhões e a previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2024. Após isso, será dado início à operação assistida das linhas 11-Coral e 13-Jade até à estação Palmeiras-Barra Funda.