19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Veja como acessar o novo trecho da rodovia dos Tamoios

O novo trecho de Serra da rodovia dos Tamoios foi entregue no sábado, dia 26 de março de 2022. Confira como acessá-lo!

Com 22 km de extensão, o novo trecho liga o Litoral Norte ao Vale do Paraíba por meio de um moderno complexo viário composto por túneis e viadutos.

A Nova Serra é utilizada como pista de subida (sentido Caraguatatuba – São José dos Campos) e a Serra antiga como pista de descida (sentido São José dos Campos – Caraguatatuba).

A Serra antiga conta agora com 2 faixas de rolamento para descida e acostamento, permitindo ultrapassagens, diminuindo o tempo de trajeto. Antes da inauguração do novo trecho de Serra, a configuração da Serra antiga era uma pista de descida e duas de subida.

O novo trecho agora inaugurado conta com o maior túnel rodoviário do Brasil com 5,5 km de extensão e, antes mesmo de ser inaugurado, é destaque internacional por suas dimensões, complexidade e aplicação de recursos tecnológicos em sua construção.

Operação assistida

A nova Serra funcionará em Operação Assistida num prazo de 90 a 120 dias. Durante esse período, o trecho será fechado ao trânsito das 22h às 6h (exceto às sextas, domingos e feriados) para ajustes e acompanhamento de equipamentos. Nos dias em que a Serra Nova estiver fechada, a operação subida entrará em funcionamento e o trânsito fluirá em ambos os sentidos pela Serra Antiga (sendo 1 faixa sentido litoral e 1 faixa sentido São José dos Campos).

Acesso ao novo trecho da rodovia dos Tamoios

Para o motorista que desce a Serra antiga da Tamoios e quer imediatamente subir o novo trecho, basta entrar no acesso que existe à direita, exatamente antes do supermercado Shibata. Há placa no local com a indicação “Tamoios a 300 metros”.

Para o motorista que vem do centro de Caraguatatuba, inicialmente ele deve trafegar como se fosse subir a Serra antiga da Tamoios. Ele verá o supermercado Shibata no seu lado esquerdo e, em seguida, o Posto Ipiranga no seu lado direito. Logo após, o motorista deve pegar a alça de acesso, sinalizado como TAMOIOS/RETORNO.

Finalizando o retorno, o motorista terá a opção de entrar no novo Trecho de Serra da Tamoios ou seguir na direção de Caraguatatuba.

Aqui é um ponto que o motorista deve ter especial atenção, POIS SE ACESSAR PARA O NOVO TRECHO DE SERRA DA TAMOIOS, TERÁ QUE IR ATÉ O PLANALTO, NO QUILÔMETRO 62,500. Daí, seguir viagem ou retornar para Caraguatatuba. Não há opção de retorno antes de chegar ao km 62,500 do trecho de planalto da rodovia dos Tamoios, distante 25 quilômetros do ponto inicial em Caraguatatuba.

O desenho esquemático acima mostra o acesso para o novo trecho de Serra da rodovia dos Tamoios. No desenho é possível ver as placas de sinalização viária e o retorno para acessar a nova Serra (com marcação no tracejado por setas).

Confira abaixo o vídeo e entenda mais sobre o novo acesso:

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

• Instagram
  • Telegram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.