O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (10/03) o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na rodovia dos Bandeirantes. Localizada entre São Paulo e Itupeva, a nova ciclovia ligará a capital paulista ao recém lançado Distrito Turístico Serra Azul, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão. A execução das obras ficará a cargo da concessionária CCR AutoBAn, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Jundiaí e demais municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo.
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Neste trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13+800 e 71 da rodovia dos Bandeirantes (Shopping Serra Azul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral. As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chega a R$ 219 milhões.
“São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, afirmou o governador João Doria.
O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, inclusive com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.
“Toda a estrutura está sendo pensada para incentivar o deslocamento por bicicleta, seja para o turismo, lazer ou trabalho. vamos proporcionar aos ciclistas mais segurança e conforto durante as viagens”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.
Rodovia mais segura, inclusive para os ciclistas
Visando redução no número de acidentes envolvendo ciclistas, a concessionária CCR AutoBAn executa regularmente modernização e melhorias em seus trechos, para atingirem as metas de segurança estipuladas pela Agência. Entre as melhorias, estão a instalação de faixas alertando motoristas sobre a presença de ciclistas no acostamento, principalmente em regiões próximas a trevos e acessos, ajustes em grelhas de drenagem e mudança nos dispositivos de sinalização de solo.
Além disso, nos finais de semana, é reforçada a veiculação de mensagens nos 31 painéis eletrônicos instalados nas rodovias sobre a presença de ciclistas no acostamento (“Motorista, cuidado com ciclistas no acostamento”). A concessionária também realiza campanhas de segurança, com orientações sobre pedalar em rodovias.
“O cicloturismo já é uma realidade em São Paulo, uma alternativa saudável e ecológica inclusive de fomento ao turismo no Estado. A ARTESP apoia toda e qualquer ação em prol do bem-estar dos usuários e do desenvolvimento paulista, bem como trabalha para ampliar incessantemente a segurança viária para todos”, afirma o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli.
Novos caminhos
Em parceria com o Grupo CCR, o Estado de São Paulo está desenvolvendo o projeto Ciclo Rotas SP CCR, que consiste na identificação e realização de investimentos em rotas alternativas em vias de baixo movimento, volume de tráfego e menor velocidade permitida, visando oferecer opções mais seguras para a prática de ciclismo, com implantação de sinalização específica, melhorias no pavimento, conservação do entorno, entre outras medidas.
O objetivo é oferecer melhores e mais seguras condições para pedalar, em comparação às rodovias com grande volume de tráfego e maior velocidade. Cerca de 100 quilômetros de Ciclorrotas já foram entregues nas regiões de Holambra, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. Até o final do primeiro semestre, serão 300 quilômetros de vias para ciclismo no Estado de São Paulo.
Ciclovias na malha concedida
A ARTESP está empenhada na integração da mobilidade urbana e, por isso, nos novos contratos de concessão estão previstas obras importantes de infraestrutura viária, visando à construção, conservação e implantação de ciclovias. Um exemplo está no contrato de concessão do lote PiPa, de rodovias de Piracicaba a Panorama, assinado em maio de 2021, onde estão contemplados cerca de 97 quilômetros de ciclovias, distribuídos nas rodovias SP-284, SP-294, SP-304, SP-308 e SPA 605/294.
Outras intervenções fundamentais para ampliar a segurança dos ciclistas são as obras do trevo Alemoa, na rodovia Anchieta, com a instalação de ciclovia entre os quilômetros 60 e 65, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos.
Para o secretário-executivo da ARTESP e representante do Ciclo Comitê Paulista, Caio Miranda Carneiro, a prioridade é garantir a segurança de todos que circulam pelas rodovias concedidas. “Com esse objetivo, trabalhamos junto às concessionárias que integram o Programa no desenvolvimento de estudos e projetos, para adequações estruturais na malha viária, discutindo e desenvolvendo propostas de caminhos permanentes para o cicloturismo entre as cidades do Estado”, destacou Carneiro.
O Ciclo Comitê Paulista tem o objetivo de subsidiar tecnicamente e definir ações estaduais relacionadas à implementação de procedimentos e estruturas para veículos não motorizados (transporte ativo).