22.3 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Campinas: Emdec tem inspeção viária e capacitação técnica promovidas pela Bloomberg e WRI Brasil

Durante os dias 21, 22 e 23 de março, em trabalho de campo realizado com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e do WRI Brasil, técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e de secretarias da administração municipal, participaram de uma programação de três dias com as entidades, que incluiu inspeções em todo o corredor da Avenida John Boyd Dunlop e capacitação sobre a coleta e avaliação de métricas para projetos e intervenções para a transformação de vias.

No dia 21, ocorreram reuniões de alinhamento entre as equipes e o início da inspeção em todo o corredor da Avenida JBD, para diagnosticar os principais riscos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas na região. A atividade faz parte da Campanha “JBD: Morte Zero no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na via.

Já nos dias 22 e 23, ocorreram as sessões teóricas e práticas da capacitação. Na teórica, foram abordadas metodologias inovadoras para a coleta de métricas norteadas pelo conceito de Visão Zero, que se baseia na premissa que nenhuma morte é aceitável e reconhece que os erros humanos são inevitáveis. Dessa forma, essa metodologia identifica não apenas os veículos motorizados, mas todos os usuários da via, com a finalidade de coletar dados mais completos para a avaliação de projetos e intervenções de transformação de vias.

Na sessão que ocorreu na Rua Doutor Delfino Cintra, na região do Botafogo, o corpo técnico teve a oportunidade de aplicar a metodologia aprendida na prática e entender como a coleta de dados pode contribuir para o desenvolvimento, a implantação e a avaliação de intervenções de Urbanismo Tático e projetos de transformação.

“Essa parceria é valiosa para o nosso objetivo, que é zerar o número de acidentes fatais na JBD. Diversas ações já estão sendo construídas e implementadas, unindo técnica e prática para salvarmos vidas de forma inteligente e embasada em dados”, destaca Vinícius Riverete, presidente da Emdec.

“A capacitação foi muito importante para garantir que novos projetos sejam pensados através de um entendimento transversal da metodologia que foi apresentada. Todas as áreas da Emdec envolvidas com projetos viários tiveram a chance de participar, o que foi fundamental”, afirma Rafaella Basile, analista de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS.

Iniciativa Bloomberg

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais na área. O objetivo é implementar atividades de segurança no trânsito; e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país.

A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade, para diagnosticar, continuamente, o progresso das ações.

WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política; e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.

O WRI Brasil irá mapear as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade da Avenida John Boyd Dunlop, no âmbito da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organização sem fins lucrativos.

O instituto já realizou auditorias de segurança viária nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.

Campanha

A Campanha “JBD: Morte Zero no Trânsito” contempla quatro pilares para preservar vidas no trânsito: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções viárias); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana).

A campanha foi iniciada no final de fevereiro e, entre as ações programadas até junho, estão o reforço da sinalização viária e dos equipamentos de fiscalização eletrônica; mapeamento para melhoria do desenho viário e acessibilidade; e formação dos agentes da Mobilidade para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde em casos de ocorrências.

Na forma de painéis, banners e faixas, mensagens educativas são espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. Também ocorre publicações nas redes sociais da Emdec e divulgação de vídeos de conscientização.

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da BIGRS.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS