Sindicato aciona MPT por descaso com funcionários da CPTM nas linhas 8 e 9

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana informou em nota que está questionando o tratamento recebido por funcionários da CPTM que ainda atuam nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, especialmente nas bilheterias, por parte dos empregados da concessionária ViaMobilidade. A entidade sindical informou que os empregados da CPTM tem sido destratados pelos funcionários da operadora privada.

Outro problema apontado pela entidade é a falta de decisão da CPTM que ainda não definiu, segundo o sindicato, em quais postos vão colocar estes profissionais nas demais linhas.

Desta forma, os ferroviários estão um posto de trabalho fixo, sendo vítima de pressão para aceitar acordos trabalhistas ou até mesmo desistir da carreira, pedindo demissão.

O Sindicato informou que acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para apurar as denúncias realizadas pela entidade.

Em nota ao site Diário do Transporte, a concessionária ViaMobilidade disse ter como premissa o diálogo com as entidades sindicais, seja por encontros ou reuniões para entender as questões que envolvam seus colaboradores.

Confira abaixo:

“A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, tem por premissa manter diálogo constante e transparente com todos os representantes sindicais, para tanto, são realizados encontros e comunicados sistemáticos. Além disso, a ViaMobilidade e a CPTM estão em constante diálogo para entender e dar encaminhamento às questões que envolvam seus colaboradores internos e externos.”

A CPTM e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos não quiseram se manifestar sobre o caso.