Sindicato aciona MPT por descaso com funcionários da CPTM nas linhas 8 e 9

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana informou em nota que está questionando o tratamento recebido por funcionários da CPTM que ainda atuam nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, especialmente nas bilheterias, por parte dos empregados da concessionária ViaMobilidade. A entidade sindical informou que os empregados da CPTM tem sido destratados pelos funcionários da operadora privada.

Outro problema apontado pela entidade é a falta de decisão da CPTM que ainda não definiu, segundo o sindicato, em quais postos vão colocar estes profissionais nas demais linhas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Desta forma, os ferroviários estão um posto de trabalho fixo, sendo vítima de pressão para aceitar acordos trabalhistas ou até mesmo desistir da carreira, pedindo demissão.

    O Sindicato informou que acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para apurar as denúncias realizadas pela entidade.

    Em nota ao site Diário do Transporte, a concessionária ViaMobilidade disse ter como premissa o diálogo com as entidades sindicais, seja por encontros ou reuniões para entender as questões que envolvam seus colaboradores.

    Confira abaixo:

    “A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, tem por premissa manter diálogo constante e transparente com todos os representantes sindicais, para tanto, são realizados encontros e comunicados sistemáticos. Além disso, a ViaMobilidade e a CPTM estão em constante diálogo para entender e dar encaminhamento às questões que envolvam seus colaboradores internos e externos.”

    A CPTM e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos não quiseram se manifestar sobre o caso.