A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) está reforçando a sinalização de solo (inclusive com a legenda Faixa Viva) e placas na Avenida Pinheiro Machado, altura do número 48 (em frente ao Centro de Cultura Patrícia Galvão), na Vila Mathias, visando a remoção do semáforo em funcionamento no local.
A retirada do equipamento será feita na quinta-feira (24/02) e operadores de tráfego estarão nesse ponto da via para orientar motoristas e pedestres. A medida faz parte do programa de reavaliação da sinalização viária da Cidade para implantação de propostas que facilitem a mobilidade, com garantia de segurança para todos os usuários da malha urbana.
Estudo identificou que na Avenida Pinheiro Machado, no local mencionado, a demanda de pedestres na travessia é baixa, não justificando a existência da sinalização semafórica.
Recentemente, a mesma medida foi colocada em prática na Avenida Afonso Pena, altura do número 756 (proximidades da Rua Moema), no Macuco, onde também foi constatada a ociosidade do aparelho em relação ao volume reduzido de caminhantes.